Transformar a vontade em ação sempre seguiu os passos do empresário Danilo Tombini. Inicialmente em sua Terra Natal Soledade-RS, em Itá -SC e ao chegar em Medianeira-PR em 1972 até hoje, amplia e completa sua dedicação comunitária. Hoje chega aos 78 anos de idade realizado, divide seus feitos com a esposa Liberina Adiles de Souza Tombini (casados há 61), com familiares e comunidade O reconhecimento pontuou sua trajetória de vida como membro da Associação da Escola Superior de Guerra – ADESG, Prêmio de Integração Latino Americano em Assuncion-PY, Prêmio Profissional do Ano de Medianeira, distinguido pela ACIME por ter sido presidente, Diploma de Reconhecimento do Rotary Distrital, Título Paul Harris; condecorado com o Título de Cidadão Honorário de Medianeira no ano de 2014; em 2015 recebeu Votos de Congratulações da Câmara Municipal de Medianeira pelo excelente trabalho comunitário e em 2016 distinguido com Menção Honrosa da Acime em reconhecimento às atividades realizadas. Integra a diretoria do Fecomércio Paraná Sesc Senac até 2018.
EMPRESÁRIO – Como empresário atuou no comércio de suínos, rações, secos e molhados depois na atividade industrial e comercial de TOMBINI EQUIPAMENTOS PARA ESCRITÓRIO-negócio que compartilhou com os irmãos, filhos e netos, dinamizando a ação empresarial para vários municípios do Paraná; Foz do Iguaçu, Londrina, Maringá, Cascavel, Francisco Beltrão, Dois Vizinhos e Curitiba. Na atualidade continua lúcido e com visão de mercado, servindo sempre como consultor para quem precisa de sua orientação. No entanto, sua identidade mesmo, se caracteriza por prestar serviços à comunidade contribuindo para concretização de sonhos, realização de eventos e transformação social.
COMUNIDADE – Relacionamos algumas de suas participações mais importantes no decorrer do tempo- em Itá – SC presidiu e fez parte de diretorias de Escolas/Igreja e vereador por duas Legislaturas de 1965 à 1972.Em Medianeira no Clube Esportivo União Medianeirense- CESUM exerceu as funções de Presidente (1980 à 1982), Tesoureiro e Presidente do Conselho Deliberativo; Na ACIME presidiu a Associação Empresarial (1981 à 1983) e Tesoureiro; integrou a Comissão Pró- Construção da Igreja Matriz como Vice-Presidente e Presidente (1986 à 1993); incentivador da realização das EXPOMED’S tendo sido Presidente na III Edição (de 21à 28 de julho de 1985) e na VII Edição (de 22 à 27 de Outubro de 1991); Presidente do Cursilho- Movimento de Cristandade Nossa Senhora Medianeira; Provedor do Lar dos Idosos; e Presidente do Sindicato do Comércio Varejista Patronal de Medianeira- SINCOMED durante 29 anos, desde sua fundação em 1987. O seu grande mérito na presidência do sindicato foi a intermediação e luta junto ao Presidente do Sistema Fecomércio-PR Darci Piana para a instalação da UNIDADE FECOMÉRCIO SESC SENAC em Medianeira- possível também pela doação do terreno pelo Poder Público Municipal na gestão do Prefeito Elias Carrer- Unidade esta de ação regional incluindo Ramilândia, Matelândia e Missal inaugurada em dezembro de 2014.
ROTARY – No Rotary Club Medianeira ingressou em 1973 sendo sócio fundador, por três gestões Presidente, Conselheiro Diretor e exerceu a Presidência da Comissão de Admissão de Novos Sócios; participação em Conferências Distritais até 2017. O auge de sua participação no Rotary Club foi ter sido Governador do distrito 4640 (1997 – 1998). Mais uma menção rotária digna de registro é a integração da família no Rotary, a começar pela esposa Liberina que fora sócia fundadora da Associação de Senhoras de Rotarianos – ASR, Presidente em três gestões; Coordenadora Distrital, Vice-Coordenadora Nacional- estendendo para os irmãos, filhos e netos, os quais ocuparam e ocupam importantes funções rotárias onde residem.
Segundo sua visão, o que contribui para o desenvolvimento de Medianeira foi o empreendedorismo da classe empresarial para indústria, comércio e prestação de serviços como geradora de emprego e renda, o agronegócio, a construção civil, as cooperativas-em especial a reativação da Central Frimesa; a instalação do CEFET hoje UTFPR e a contribuição da Unidade Fecomércio Sesc Senac com cunho social, esportivo e econômico. Ressalta ainda a novidade de estar sendo construída a nova Prefeitura no espaço Parque Ipê- resultado de uma negociação inteligente do Poder Público Municipal gestão do Prefeito Ricardo Endrigo. De negativo apontou o fechamento da Estrada do Colono que cortou a ligação histórica da colonização, mas não se pode perder esperança de reabri-la.
Tanto seu Danilo como a família devotam um carinho especial por Medianeira e que as dificuldades sempre foram desafiadoras e continuam como um exercício de aprendizagem. O casal Liberina e Danilo se emocionou ao lembrar a história que viveram, a superação, incentivo, apoio recebidos e as alegrias que são incontáveis. Agradecem a todos.
*Da Redação Mirtis Maria Valério/Pesquisa. Fotos Arquivo Jornal Mensageiro e da Família