Uma equipe formada por técnicos paraguaios e argentinos se reuniu na última sexta-feira 22 em Puerto Iguazú na Argentina com uma comissão formada por autoridades de ambos os países para se dedicar aos primeiros estudos para a instalação de um teleférico sobre o rio Paraná, que deverá ligar as cidades de Presidente Franco (Paraguai) e Puerto Iguazú (Argentina), a fim de dar o primeiro passo para o projeto que será único na área.
Os profissionais analisaram o projeto em gráficos, projeção de custos e os possíveis locais da instalação que poderá acontecer nos próximos meses. O projeto visa impulsionar o turismo e simplificar o trânsito de pessoas entre os dois importantes municípios da fronteira. A instalação e viabilização da atração turística vem sendo negociada desde o final do ano passado.
Entre as autoridades presentes estavam o vereador Lucio Vera e o secretário de obras de Presidente Franco Cristian Ortiz. Representando Puerto Iguazú estavam o presidente do conselho deliberativo Juan José Rainoldi e seus colaboradores.
Em entrevista cedida a um portal de notícias de Presidente Franco, o vereador disse que o projeto está no caminho certo, com a troca de idéias o trabalho como um todo deve evoluir com maior velocidade. Ele acrescentou que será uma conquista entre as duas cidades, tendo em vista o turismo, aproveitando o canal natural que as separa. “Temos o prazer de fazer parte do projeto que impulsionará muito o turismo, que é o que ambas as cidades podem oferecer aos nossos e aos estrangeiros, e em pouco tempo será uma realidade”, enfatizou o vereador.
Após a reunião, a delegação deslocou-se para o Marco das Três Fronteiras em Puerto Iguazú, com a intenção de verificar e visualizar os aspectos físicos e técnicos que o projeto abramge. Uma segunda reunião entre as equipes técnicas e as autoridades foi marcada para 22 de março.
Vale ressaltar que travessia por teleférico entre as cidades da fronteira não chega a ser uma ideia inédita por essas bandas já que desde 1988 um projeto ambicioso batizado de “Iguassu – Aguas Grandes”, que envolve os três países e foi concebido pelos arquitetos Nilso Rafagnin e Mariam Damen vem tramitando pelos mais diversos setores governamentais. Em 2013 o projeto chegou a Brasília, mas não alcançou o apoio necessário.
O projeto também foi apresentado em 2016 ao então Presidente do Congresso Nacional e atual Presidente da República do Paraguai Mário Abdo Benitez que sinalizou positivamente sobre a questão.
Kaká Souza(clickfoz)