Medianeira continua destaque na geração de emprego, mas não está preparada para receber tantos trabalhadores
O estado do Paraná está entre os estados que mais geram emprego e na Região Oeste é surpreendente pelo fato de concentrar cooperativas do agro voltadas para agroindustrialização e indústrias de vários segmentos, além do comércio e prestação de serviços serem expressivos. Em Medianeira são exemplos unidades das cooperativas da Frimesa e Lar que se soma a indústrias de móveis, alimentos, metalurgia, beneficiamento de vidro, construção civil, tornearia, cerâmica e outras tantas; o próprio comércio, cooperativas de crédito e empresas prestadoras de serviços são referência.
O que não falta é oportunidade de emprego. Só a Agência do Trabalhador de Medianeira a oferta de novos postos de trabalho vem atraindo pessoas, famílias de outras regiões, estados e até países. Mostra também a gangorra entre o número de contratações e desligamentos. Podem ser apontados vários motivos, dentre os quais: a falta de capacitação-qualificação, não adaptação ao emprego, carência de moradia popular (que fica inviável o pagamento de aluguel- forçando a morarem no mesmo imóvel três a quatro famílias). Questões essas que devem ser avaliadas, questionadas e na medida do possível ir solucionando, exigindo em muito reflexão das empresas e principalmente do poder público.
Estivemos na Agência do Trabalhador de Medianeira e o gerente Everton Rodrigues de Andrade, nos repassou informações oriundas da Secretaria do Trabalho, Qualificação e Renda do Paraná sobre vagas, encaminhamentos e colocados, como também admissões e desligamentos computados pelo CAGED. Cabe aqui uma exaltação da eficiência e dedicação de toda equipe da Agência do Trabalhador que passou a ser referência, não só na Região Oeste como no estado do Paraná.. (Da Redação Mirtis/Assessoria)
UMA AMOSTRA COMPARATIVA PARA O INTERNAUTA DA INTERMEDIAÇÃO DE MÃO-DE-OBRA DE 2023 E INFORMAÇÕES DO CAGED DE JANEIRO E JULHO DE 2024