Para quem começou de forma tímida num espaço cedido pela Cotrefal, hoje Lar, em 1984 com 25 associados, não poderia imaginar o salto desta cooperativa de crédito que chega hoje a mais de 120 mil cooperados, cerca de mil colaboradores, presente em três estados Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro, em 81 municípios, com R$ 369,5 milhões de patrimônio. Resultado do propósito de uma gestão planejada e eficiente, voltada para compartilhar conquistas e valorizar o relacionamento com o associado, além de uma atuação comunitária, através de ações sociais. Foi nesse clima comemorativo dos 35 anos que a direção da Sicredi Vanguarda representada pelo diretor Presidente Luiz Hoflinger, diretor Executivo Aldo Dagostim e gerente de Relacionamento Rodrigo Vendrame recepcionou a imprensa regional para coletiva na sede da Superintendência a Rua Paraguai em Medianeira- uma atitude singular de transparência de instituições financeiras. Antecedendo as entrevistas a apresentação da linha do tempo da cooperativa repassando em detalhes o crescimento, o que condiz com o intento de valorização e reconhecimento da mídia.
Para o presidente Luiz Hoflinger conduzir a cooperativa é um contínuo desafio de muita responsabilidade, mas compensador pelos resultados obtidos e compartilhados. Exalta: ”As estratégias são convergentes para sempre avançarmos, tanto é que já somos uma das maiores cooperativas de crédito do Brasil e número de associados, em operações de crédito, a primeira de -livre admissão- e a primeira atuar em outra região, sem perder a essência do relacionamento e proximidade com as pessoas”. Acredita que tudo foi realizado dentro dos parâmetros possíveis com now room para avançar ainda mais como expansão para estado de São Paulo (Lagoinha e Cachoeirinha), novas agências para Foz do Iguaçu, Cascavel, São Miguel do Iguaçu, Santa Helena e a construção da Sede Administrativa em Medianeira nas imediações da Agência Pedro Soccol. Tudo para tornar os serviços e oferta de produtos mais eficientes e dinâmicos para melhor atender: pessoa física, empresarial e agronegócio. Complementando, o diretor executivo Aldo Dagostim assegurou que o futuro da Sicredi Vanguarda é migrar para digital, mas estar atentos para não perder a essência do relacionamento, seria “fisital”- avançar digital, mas o atendimento físico continuará, por ser o cliente centro do negócio da cooperativa. Além de atender a demanda implementando expansão, novas agências, sem esquecer das ações sociais na comunidade.
Fica a lição de que de fato o cooperativismo é uma força transformadora econômica e social quando o sistema for conduzido com seriedade, responsabilidade e competência.
# Da Redação Mirtis