Inovações em contratação de financiamento, novas linhas e palestras técnicas aos produtores foram destaque
O Sicredi, instituição financeira cooperativa com mais de 4 milhões de associados no Brasil, encerrou a sua participação na 31ª edição do Show Rural Coopavel com mais de R$190 milhões em volume de negócios. Foram mais de 800 propostas de financiamento protocoladas durante a feira, realizada em Cascavel (PR) entre os dias 4 e 8 de fevereiro.
Para o gerente de Desenvolvimento de Negócios da Central Sicredi PR/SP/RJ, Gilson Farias, os diferenciais do cooperativismo e as condições especiais para máquinas, implementos, veículos e equipamentos para energia solar oferecidas durante a feira foram alguns dos destaques que resultaram no grande volume de negócios.
“Trabalhamos como parceiros do produtor rural e por conhecer bem o nosso associado conseguimos atender à necessidade de cada um da melhor maneira possível. Essa cooperação resulta em negócios que beneficiam o produtor rural, a cooperativa e por consequência a comunidade”, explica. Durante a feira, o Sicredi ofereceu a condição especial de 0% de taxa flat nos financiamentos de máquinas e implementos, nas linhas de crédito que contam com recursos do BNDES.
Também foi dado enfoque para divulgação das linhas de financiamento para compra de equipamentos de energia solar, um dos grandes destaques da feira este ano, com diversos expositores. O Sicredi também realizou de forma pioneira as primeiras operações de financiamento de veículos durante o evento, ampliando o leque de soluções que beneficiam os produtores e associados que visitaram o Show Rural Coopavel.
Inovação com BNDES: contratação de financiamento em 24 horas
No Show Rural Coopavel, o Sicredi inovou com a contratação de operação para financiamentos de máquinas agrícolas, na linha moderfrota, em menos de 24 horas. “Normalmente, uma operação dessa, entre receber o pedido, aprovar e contratar demoraria mais de dez dias. Durante o Show Rural conseguimos realizar o processo de maneira muito ágil e agora avaliaremos a possibilidade de replicar esse modelo nas próximas feiras”, comenta o gerente de Crédito Direcionado do Banco Cooperativo Sicredi, Silas Souza.
Os primeiros casos da contratação em tempo recorde foram de produtores rurais associados das cooperativas Sicredi Aliança PR/SP, Sicredi Progresso PR/SP e Sicredi Vanguarda PR/SP/RJ no estande da instituição financeira cooperativa no Show Rural e contaram com a presença de representes do BNDES. “É uma iniciativa que tem como objetivo simplificar e agilizar o acesso ao crédito pelo produtor rural”, afirma o gerente de Relacionamento Institucional do BNDES, Felipe Lobo.
A parceria do BNDES possibilita ao Sicredi acessar recursos com melhores condições para fomentar as atividades produtivas dos associados. “Com o processo de melhoria desenvolvido, o produtor rural associado escolhe a máquina ou equipamento agrícola, faz o pedido de protocolo do financiamento ao Sicredi, que, internamente, aprova junto ao BNDES e retorna com o kit de formalização com a documentação para assinatura. Durante a feira, os produtores associados que assinaram a contratação haviam protocolado o pedido no dia anterior. Um avanço importante para os nossos associados”, explica o gerente de Desenvolvimento de Negócios da Central Sicredi PR/SP/RJ, Gilson Farias.
Show Rural Coopavel A 31ª edição do Show Rural Coopavel recebeu um público de mais de 288 mil visitantes nos cinco dias de feira, em Cascavel (PR). O eventou reuniu 520 expositores e gerou movimentação financeira de R$2,2 bilhões.
Sobre o Sicredi O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão do Sicredi valoriza a participação dos mais de 4 milhões de associados, os quais exercem papel de donos do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 22 estados* e no Distrito Federal, com mais de 1.600 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros (www.sicredi.com.br)
*Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins. (Assessoria / Fotos: Leandro Carvalho)