Uma vez mais a província argentina de Salta esteve presente na TERMATALIA em sua 18ª edição da Feira Internacional de Turismo Termal, Saúde e Bem Estar, apresentando sua oferta termal através de seu produto estrela, o Hotel Termas Rosario de la Fronteira.
“Esta foi uma excelente oportunidade para apresentar aos operadores turísticos de todo o mundo, especializados em turismo termal que visitaram a feira, os produtos e serviços deste hotel e dos avanços das obras da importante remodelação que está sendo feito por parte do Governo da Província de Salta, comentou Jorge Méndez, Presidente da Hoteles Salta NE.
A Província de Salta está localizada estrategicamente no Noroeste Andino Argentino limitando-se com a Bolívia, Paraguai e Chile. Oferece aos turistas uma vasta heterogeneidade geográfica, riqueza natural, cultural e gastronômica.
O termalismo de Rosario de la Fronteira não está vinculado a um fenômeno vulcânico, mas de origen magmático. A zona reúne as condições geológicas de um campo geotérmico que dá origem ao fluxo de águas termais com altas temperaturas, com propriedades curativas que surgem desde 4 mil metros de profundidade e cujas temperaturas oscilam entre 25º e 99º graus centígrados.
A arquitetura do Hotel Termas Rosario de la Frontera corresponde ao estilo de construções francesas do fim do século XIX. “Desde o ano de 2012 após a decisão do Governo da Província de Salta, está sendo levado a cabo múltiplas obras para recuperar o edifício, tanto em riqueza histórica como arquitetônica e de serviços como o Pavilhão de Banhos e dotando o hotel de uma nova piscina. Atualmente se trabalha na remodelação completa da cozinha, da lavaderia, do salão de conferências, do salão de usos múltiplos, kínder, lobby e a atualização da totalidade dos apartamentos”, explicou Jorge Mendez.
O estabelecimento possui uma grande variedade de serviços a partir das águas termais: tratamentos de águas, spa, balneário termotropical, banhos termais, piscina exclusiva para hóspedes, além de outras atividades recreativas como quadra de tênis, campo de golfe, sala de jogos, entre outros. Famílias com crianças pequenas, grupo de mulheres e casais, encontram neste hotel o refúgio para seu descanso, praticar seu esporte favorito, reencontrar-se com a natureza e com todos os benefícios das águas termais.
História:
Os descobridores das águas termais foram os Incas no século XVII, que denominaram Inti Yaco (Aguas del Sol). Em 1º de abril de 1880 o Dr. Antonio Palau vindo de Lérida, Espanha, que então vivia em San Miguel de Tucumán, inaugurou aqui o primeiro balneário termal da Argentina e construiu o Hotel Termas. Em 1886 foram visitados por outras reconhecidas personalidades. Faz mais de seis séculos que as nove vertentes que baixam da montanha foram visitados pelos Incas, da qual acalmavam suas fadigas, recompondo forças e curando suas dores. Eles a chamaram Aguas de Sol, ou Inti Yaco, e descobriram para a posteridade seus poderes terapêuticos e revigorantes. Também visitaram as águas os jesuítas e os gauchos de Güemes. (Assessoria)
As águas termais:
Os 9 mananciais e seus empregos terapêuticos
- Sulfurosa: para convalecentes (87º0).
• Ferruginosa: para pacientes con anemia ou desnutrição (85º0).
• Silicosa: para os hipertensos.
• Zarza: eliminação do ácido úrico em pacientes com gota. Diminui edemas. (53º0).
• Laxante: cura a constipação. (25º0).
• Constanza: trastornos digestivos. (26º0).
• Palau: para pacientes reumáticos (76º0).
• Potable: (78º0).
• Salada: cura reumatismo articular, muscular, ciática e neuralgias. (89º0).