A Alfândega da Receita Federal em Foz do Iguaçu vai destinar oito mil litros de bebidas alcoólicas para a Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), de Guarapuava (PR), transformar em álcool em gel. A destruição da bebida apreendida em operações da instituição contra o contrabando começou nesta quarta-feira, 15.
Por sua função desinfetante, o álcool em gel é usado nas medidas de prevenção contra a proliferação da covid-19. A universidade possui acordo de cooperação com a RFB para transformar a bebida apreendida em álcool em gel, distribuído a órgãos públicos.
De acordo com a Receita Federal, o processo de destruição das bebidas consiste no desenvase das garrafas e acondicionamento do líquido misturado em bombonas. As garrafas de vidro são inutilizadas. Em seguida, as bombonas vão para a Unicentro.
O processo de elaboração do produto envolve estudantes e professores da instituição pública de ensino superior. A universidade chega a produzir 500 quilos de álcool por dia. O projeto existe desde 2009.
Nesta quarta-feira, o início das atividades de destruição da bebida alcoólica foi acompanhado pelo delegado da RFB, o auditor fiscal Paulo Bini. (Assessoria)
Veja as cenas: