Família Valiati inaugura Centro de Equoterapia
Espaço é a realização de um sonho antigo e leva o nome da matriarca da família Lidia Valiati, a estrutura será utilizada pela AMOA para tratamento a crianças com deficiências físicas e necessidades especiais
No último dia 27, a Familia Valiati recebeu convidados com um café para apresentar a estrutura do novo Centro de Equoterapia, que será utilizado pela AMOA – Associação Medianeirense de Otimização da Aprendizagem. A obra é um sonho antigo da família, idealizado pelos irmãos Egídio, Daniel e Roque (in memoriam). “O Centro representa grande importância na vida das famílias atendidas, este sonho que se tornou realidade passa a ser referência no estado e no país”, ressaltou a atual presidente da AMOA, Sandra Valiati.
O espaço fica localizado as margens da BR 277, KM 680, Bom Jesus, Medianeira. A realização do sonho deu-se através do incentivo dos setores público e privado, especialmente da Família Valiati, sócio-proprietários do frigorífico Friella. O terreno com os 1.755 m² de área construída foi doado pela empresa, oferecendo assim toda uma estrutura adequada para que atenda, aproximadamente, 150 crianças ou adolescentes. O centro dispõe de ótima estrutura tendo 4 cavalos distribuídos em 4 baias, picadeiro coberto com rampa de acesso e arquibancada. Além do centro administrativo com salas amplas e banheiros.
A AMOA é responsável pela equipe técnica, que foi treinada pela Ande Brasil – Associação Nacional de Equoterapia. A inauguração contou com a presença de familiares, convidados, lideranças empresariais e políticas do município, diretoria da AMOA e imprensa local.
SOBRE A EQUOTERAPIA – É um método terapêutico ocupacional e educacional que utiliza cavalos, que servem para estimular o desenvolvimento da mente e do corpo, melhorando as funções neurológicas, sendo muito utilizado atualmente na ajuda para pessoas que possuem deficiências físicas ou necessidades especiais. Esse tipo de terapia, também chamada de hipoterapia ou terapia assistida por cavalos, tem o objetivo de estimular as respostas do ser humano, melhorando a mobilização, o equilíbrio, o fortalecimento muscular e a interação social. As sessões geralmente duram cerca de 30 minutos, uma vez por semana, podendo ser realizadas individualmente ou em grupo, com orientação e acompanhamento profissional. Este trabalho também é recomendado para situações pós traumas, cirurgias e doenças genéticas. Dentre as vantagens da terapia com cavalos é possível destacar o desenvolvimento do afeto, devido ao contato da pessoa com o cavalo, estimulação da sensibilidade tátil, visual e auditiva; melhora da postura e do equilíbrio, aumento da autoestima e a autoconfiança, promovendo bem-estar, melhora o tônus muscular, desenvolvimento da coordenação motora e percepção dos movimentos. Além de tornar a pessoa mais sociável, facilitando no processo de integração. (Texto e fotos Douglas Florêncio/Jornal Mensageiro)