Para comemorar os 10 anos da morte da médica Zilda Arns (12/01), em missão no Haiti, um ato público aconteceu em Curitiba rememorando sua dedicação à Pastoral da Criança e à Pastoral da Pessoa Idosa-pastorais que brotou de seu coração e que se espalhou pelo país e pelo mundo.
Peregrinos se concentraram para o “Tríduo Caminhada da Pastoral da Criança e em Memória a Dra. Zilda” com Celebrações Eucarísticas, visita às exposições, animação e pregação. Foi lembrado da dedicação de cada voluntário para a marca da vitória da vida contra a morte precoce de crianças e gestantes e exaltada a inspiração bíblica da missão da Pastoral da Criança sempre por ela citada- “… eu vim para que todas as crianças tenham vida e vida em abundância” (Jo 10,10).
MEMORIAL- No Memorial o visitante pode encontrar a trajetória de vida e trabalho da Dra. Zilda. O espaço retrata a história da médica desde sua infância, em Forquetinha (SC), a escolha vocacional, seu trabalho como pediatra e sanitarista e a criação da entidade que a tornou conhecida e reverenciada. O espaço conta ainda com objetos pessoais, premiações, homenagens, informações sobre sua última viagem ao Haiti em 2010.
DRA. ZILDA NA ITAIPU- A fundadora e presidente da Pastoral da Criança Dra. Zilda foi recepcionada na Itaipu pelo presidente Jorge Samek em junho de2004- um momento profissional único, ao reportar a assinatura de convênio de ações voltadas para crianças e gestantes, entre a Binacional e Municípios Lindeiros (Foz do Iguaçu, São Miguel do Iguaçu e Itaipulândia). Registro no Jornal Mensageiro edição 1314. Dra. Zilda lembrou que quando Jorge Samek fora vereador de Curitiba, a indicou Cidadã Honorária, quando deputado Estadual lhe conferiu a distinção de Cidadã Honorária. E que, ao participar da Assembleia da ONU, teve a clareza da necessidade do mundo ter foco nas crianças em sua saúde social, saúde espiritual e saúde cognitiva -“ O Brasil precisa atuar nessa direção “,concluiu.
Em outro momento, em 2008, pudemos conferir Exposição de Zilda Arns no Ecomuseu da Itaipu. Mostrou sua trajetória na Pastoral da Criança, em imagens captadas pela lente do fotógrafo Jader da Rocha, ao visitar comunidades carentes nos estados do Pará, Amapá e Amazonas. (Da Redação Mirtis)