Como demonstra essa imagem, o acampamento às margens da PR-495 via Missal que abrigou cerca de 50 técnicos que vieram de várias regiões do país para reconstruir e consertar torres de transmissão do sistema de Furnas indica finalização dos trabalhos. A ocorrência da queda de uma torre (rompimento dos cabos de sustentação) e danificação de mais duas, deu-se na madrugada de (09) de janeiro no município, conforme registro da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Segundo a reguladora, há indícios de vandalismo e sabotagem.
A Polícia Federal (PF) está fazendo investigação das torres de Medianeira, como também de outras ocorrências suspeitas de vandalismo em torres de transmissão em Rondônia nas cidades de Cujubim, Vilhena e Rolim de Moura. Furnas informa também sobre suspeita de vandalismo, sem queda, em uma torre em Tupãssi no Paraná e no estado de São Paulo em Rio das Pedras (empresa TAESA) e Palmital (a ISACTEEP).
As empresas estão atuando nas avarias detectadas e os eventos estão sendo monitorados e fiscalizados pela Aneel. Por sorte não houve interrupção de energia e estão sendo montados reforços estratégicos de monitoramento das linhas de transmissão por determinação da pasta de Minas e Energia. (Da Redação texto/foto Mirtis/Pesquisa)