Chega aos 45 anos e o reconhecimento é consequência
A Publicar iniciou em Santa Helena (PR) no ano de 1973 com Waldemar Herman Schierholt popular “Careca”, que não mais do que de repente extravasou seu dom pela arte fazendo rabiscos e se aprimorou ao fazer um curso de arte por correspondência para concretizar seu sonho. Decisão não muito compreendida por seu pai Theodor Clemenz Schierholt que também tinha um viés artístico em música e teatro, mas almejava para o filho a sucessão da Loja de Bicicletas que conduzia.
No entanto, a persistência de Careca o tornou visível e com identidade de criação ao fazer uma bandeirola para Festa de São Cristóvão da cidade. A repercussão de sua primeira arte encorajou Careca a comprar um terreno e construir o primeiro estúdio batizado de “Barraco”, local que brotava a inspiração.
EM MEDIANEIRA – Mas como Santa Helena o mercado era restrito em arte, sua irmã Florida Cornelia Schierholt- conhecida por “Neli”- sugeriu que viesse para Medianeira (PR) onde morava administrando a empresa Asteca com o esposo Nelson José Capinos, voltada para assistência ao agro, se propôs ajudá-lo na organização/administração da Publicar e ser sócia por ter formação na área. Foi aí que compraram um terreno no Bairro Belo Horizonte de Medianeira em 1978, construíram as instalações que continua até hoje, passando nesse tempo, por transformações necessárias. O “Barraco” que já tinha feito história foi transportado para Medianeira para moradia ao se casar com Rita Maria Bortolini em 1981.
NOVA DIREÇÃO – Após o casamento, Rita assumiu a gestão da empresa e Neli deixou a sociedade. Aos poucos Rita foi assumindo mais responsabilidades até ser surpreendia, pelo marido, quando ele decidiu se afastar da Gestão, para que a esposa compreendesse todos os processos e criasse estratégias para tornar a Publicar mais moderna na funcionalidade e resultados. Neste período, Ele fora morar em seu refúgio, o sítio “hímmel” (céu na língua alemã), passando a atuar como consultor das áreas de criação das artes e da produção, pelo seu conhecimento estratégico de todo o funcionamento da empresa.
PUBLICAR MÍDIA EXTERIOR – A estreia da primeira marca de comunicação nas ruas foi com Móveis Maravilha em 1981 de Santa Helena (em permuta de móveis para o novo lar de Careca e Rita). Pelo impacto e aceitação, todo planejamento foi direcionado para a Publicar se tornar referência em mídia exterior no Paraná e Mato Grosso do Sul, o que aconteceu – somando hoje mais de 450 pontos de mídia externa sendo mais de 214 painéis rodoviários. A grande aceitação deve-se, principalmente, por serem projetos de criação personalizados, o que encanta o cliente-uma ferramenta poderosa de resultados.
NOVA SOCIEDADE – Em 2016 com o acidente de Careca na Argentina que viajava de moto em passeio de aventura com amigos surpreendeu a todos, principalmente familiares – mas com a interpretação de que fechou seu ciclo fazendo com o que mais gostava- “viajar”. A partir de sua ausência, a empresa passou a ser compartilhada com as filhas Iolanda e Caroline- surge uma nova sociedade- que para Rita a maior dificuldade foi de relacionamento para interpretar onde termina o valor de mãe e se posicionar na condução da empresa. Até hoje é um contínuo exercício.
APRIMORAMENTO – Para dirimir dúvidas, encontrar o eixo estratégico de condução da empresa, Rita buscou consultorias para ter mais segurança, se desenvolver e saber se posicionar. Antes era Careca que se posicionava e eu agia “reafirma Rita. Depois teve que criar sua própria dinâmica de ação empresarial, discutindo as dificuldades e planejamento da empresa com as filhas sócias. Um exercício superado pela busca de conhecimento, mas também de terapia para manter o ponto de equilíbrio. As filhas como estão no conselho, no financeiro e no marketing opinam para definir e apontar indicadores da Publicar.
ESTRATÉGIAS – A direção da empresa está sempre atenta à inovação da mídia exterior para orientar e passar instruções ao departamento de marketing das empresas e agências. Para um melhor relacionamento e aprimoramento são promovidas palestras com publicitários de agências de renome para compreender de forma assertiva a divulgação e como avaliar campanha de mídia externa- transformação da marca e do porque da atualização. Um exemplo de transformação da marca é a própria Publicar que continua com a mesma característica, só se moderniza- o estilo não muda em respeito aos fundadores; além de avaliar o passado para projetar o futuro para a 3ª geração- as netas Sofia (8 anos), Mel (6 anos) e Ana Sol (3 anos).
SUSTENTABILIDADE – Hoje o planejamento se volta para painéis que exteriorizem sustentabilidade em harmonia com o meio ambiente e até projetos especiais de ambientes adotados tanto do setor público, quanto do privado, tendo contrapartida dos cidadãos. Projetos assim já estão sendo pensados para Foz do Iguaçu e Medianeira que para implantá-los, para que isso aconteça, os municípios devem ter uma legislação para disciplinar os espaços e poluição visual.
ASSOCIATIVISMO – Para que a Publicar esteja em sintonia com todos os avanços da mídia exterior, a empresa participa da Associação Nacional de Mídia Exterior- Central Outdoor- com sede em São Paulo. Tanto é que a gestora Rita é membro da diretoria. Também faz parte do Sindicato de Mídia Exterior do Paraná com sede em Curitiba. Rita também participa ativamente da ACIME- Associação Empresarial de Medianeira da qual foi presidente, presidente do CODEMED-Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Medianeira e se dedica como voluntária de ações na Sicredi Vanguarda.
DINÂMICA – Complementa a dinâmica de gestão Publicar, centrais comerciais em Cascavel e Foz do Iguaçu para facilitar contatos com os clientes, centrais subordinadas a sede em Medianeira tanto no controle quanto na produção. A inovação também passou a ser um forte pilar na estrutura organizacional, não só o que exterioriza com os painéis, mas na funcionalidade da empresa como um todo: comercial, marketing, produção, administração, financeiro e supervisão. O intento dessa estrutura funcional é para atingir as metas do planejado, tendo como subsídios o que cada departamento cria de ações e monta seu respectivo projeto. O que fazer com os dados e quais as estratégias para alcançar o proposto é sempre avaliado pela direção da empresa.
SOCIEDADE COMPARTILHADA – Posicionamento das filhas Iolanda e Caroline sobre a sociedade compartilhada com a mãe Rita gestora da Publicar e suas visões sobre a empresa:
- Iolanda Cristina Schierholt, mãe de Mel tem o maior orgulho de fazer parte da empresa que seu pai Waldemar “Careca” idealizou. Aprendeu muito com ele, principalmente os processos e com a mãe a funcionalidade da empresa. Já participava do planejamento estratégico. Ao cursar Fisioterapia, MBA em gestão empresarial na FGV começou a entender o comercial, gestão de pessoas e administração que foi importante para segmentar os setores como produção, comercial, recursos humanos e acompanhamento psicológico que deu uma nova dinâmica de funcionalidade. Com o falecimento do pai levou um grande choque e se afastou da empresa e quem abraçou a Publicar junto com a mãe foi Caroline. Nesse período ausente engravidou e se deu o direito de permanecer mais um tempo afastada. Aos poucos voltou a participar do plano estratégico – “minha contribuição é com conhecimento”- ressalta. Sob sua ótica, a empresa sempre busca se atualizar e preocupada com o desenvolvimento coletivo. Disse que tem duas referências fundamentais do pai como visionário e da mãe pela capacidade e preparo em conduzir a Publicar com resultados. Na atualidade continua acompanhando a empresa de Porto Alegre (RS) onde reside, participa do planejamento estratégico com sugestões sempre com discrição. Ela está cursando Psicologia e almeja pós em Altas Habilidades e Superdotação, por interpretar a importância do profissional em propiciar uma educação adequada, identificando as habilidades(AH/SD) para que o aluno alcance o pleno potencial.
- Caroline Schierholt com formação em Engenharia Civil, mãe de Sofia e Ana Sol reside em Curitiba (PR), de lá acompanha a empresa e é decisiva nas ações de marketing, participa do planejamento estratégico. Seu assessoramento no departamento de marketing se volta para dar maior visibilidade da marca, tanto é que a comemoração dos 45 anos em Medianeira sede da empresa com palestras com profissionais de agências de publicidade que já foi estratégia utilizada em Cascavel e Foz do Iguaçu pela Publicar com a visão de que interpretar de que o conhecimento é que traz resultados e que não se cresce sozinho, se cresce com interação com todos os segmentos. E que mesmo que a empresa esteja solidificada, a visão de inovação tem que ser uma constante porque contagia a equipe de trabalho em fazer não só o produto a ser divulgado, mas que traga diferença na vida das pessoas, traga valor na sociedade junto com as marcas. Essa posição no mercado é o diferencial da Publicar que conquista também parcerias com concessionárias. Caroline avalia a trajetória da empresa dizendo que sente orgulho de seus pais e agora se está numa fase de transição sendo o propósito contribuir para transformação, valorizar o coletivo e continuar tendo perfil visionário.
CELEBRANDO OS 45 ANOS – Na Casa da Amizade em 17 de julho, a celebração dos 45 anos que relembrou a história da empresa, seus desafios e conquistas. Foi um momento especial de confraternização que a Publicar compartilhou com os convidados brindando-os também com uma viagem de conhecimento, através dos palestrantes: Leonardo Lazzarotto (empresário de mídia e especialista em marketing), Prof. Fernando Di Chiara (neuromarketing) e Diego Fagundes da Cunha (Da Redação Mirtis/Publicar Assessoria empresarial em criatividade e inovação).
IMAGENS QUE TESTEMUNHAM A TRAJETÓRIA PUBLICAR