No primeiro semestre de 2018 houve a segunda edição do projeto Conectadel – Inovação (Programa Regional para o Desenvolvimento Local e Inovação), proposto pelo PTI – Parque Tecnológico de Itaipu, que tem como objetivo a geração de capacidades nos atores locais da região oeste do Paraná para o fortalecimento da cooperação técnica e inovação.
Naquela ocasião o Conectadel ofereceu um curso de 100 horas de duração, com diversos palestrantes, com o objetivo de fornecer ferramentas, capacitar e criar um ambiente onde universidade e empresários estivessem em contato para conversar sobre inovação e desenvolvimento. Desse contato nasceu uma parceria entre as empresas Via Lacteos Transporte, ACIMA – Associação Comercial e Empresarial de Matelândia, UTFPR e PTI.
A ideia de inovação que uniu as 4 entidades foi criar um sistema automatizado para coleta de leite. Este projeto foi escrito e proposto no final de 2018, sendo contemplado em primeiro lugar no programa, com um valor total de investimento de pouco mais que R$ 270.000,00.
O projeto está sendo desenvolvido pelos professores Alex Lemes Guedes e Diogo Marujo, do Campus Medianeira da UTFPR, contando, também, com o trabalho direto de 4 bolsistas de graduação e 3 voluntários no Laboratório de Automação e Desenvolvimento (LAD).
O objetivo geral do projeto é automatizar o caminhão utilizado para coletar leite em propriedades produtoras, pois atualmente diversas situações podem ocorrer no sentido de prejudicar a rastreabilidade, qualidade do produto e diminuindo a lucratividade de todos os entes da cadeia produtiva. Com a automatização os eventos que podem incorrer nesses problemas são diminuídos e toda a cadeia produtiva do leite é beneficiada. (Jornal Mensageiro)