PROJETO NAVEGAR FOI RETOMADO E JÁ É ATRAÇÃO EM SANTA HELENA

Relembrando, o Projeto Navegar de Santa Helena (PR) foi lançado na Base Náutica em 1999 (pouco tempo depois dos Jogos Mundiais da Natureza) pelo Ministério do Esporte e Turismo em parceria com a Secretaria de Esportes e Turismo do Paraná com apoio da Prefeitura de Santa Helena para ministrar aulas de canoagem, remo e caiaque para estudantes de escolas públicas no Lado da Itaipu. O renomado velejador Lars Grael medalhista olímpico e campeão mundial, um dos diretores do Instituto Nacional de Desenvolvimento do Desporto (INDESP), idealizador do projeto esteve na época no município para valorizar a implantação.

Acontece que o projeto inicial deixou de existir já nos primeiros anos da virada do século; no entanto depois de muitas tentativas, somente em 2022 se tornou realidade como projeto piloto por iniciativa da Prefeitura. Hoje a modalidade integra atividades esportivas sob a coordenação do Centro Integral de Convivência da Criança e do Adolescente (CICCA) onde os pais que trabalham não tendo onde deixar os filhos, o centro os acolhe meio período e no outro estudam. Além das atividades esportivas incluindo canoagem, eles fazem as refeições no local. Projeto esse que tem o incentivo do prefeito Evandro Miguel Grade (Zado) sob a coordenação da secretária de Esportes Juliana Ladeia Costa e da secretária de Ação Social Schirla Patrícia Esterchile. (Da Redação Mirtis/Assessoria)

Mantivemos contato com o professor de canoagem Jaimão Canoa que nos enviou essas imagens dos alunos do CICCA no encerramento do Festival Náutico na modalidade canoagem de 2023, que o internauta pode conferir a grandeza do projeto-piloto:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *