Tudo começou em sala de aula, na disciplina de Língua Portuguesa. O objetivo da professora Sandra Ferreira era desenvolver a habilidade da escrita criativa, elaboração de das memórias, discussões de experiências vividas mediante as práticas de linguagem: oralidade, leitura e escrita. Para ampliar o conhecimento sobre o tema “Memórias Literárias”, os estudantes dos 6ºs anos do Colégio Estadual Cívico Militar Tancredo Neves visitaram a Casa da Memória Roberto Antonio Marin, de Medianeira.
De volta à sala de aula, a professora teve a ideia de montar uma exposição sobre as memórias de cada um. “Primeiro trabalhamos o conceito de memória, os tipos de memórias e durante a visita à Casa da Memória os alunos ficaram encantados com o que viram. Então decidi ampliar ainda mais o trabalho e pedi para que cada um trouxesse fotos e objetos que representassem a memória deles e de sua família. O resultado foi essa exposição, que envolveu todo Colégio”, explica a professora Sandra.
E na tarde de hoje (18), a pedagoga Mariana Regina da Silva Martinelli e a professora Sandra convidaram a equipe da Casa da Memória para uma visita à exposição das memórias dos estudantes dos 6ºs anos. Alguns deles apresentaram o trabalho para a coordenadora de Gestão e Memória da Casa da Memória, Ana Cláudia Valerio. Falaram sobre a experiência, o que aprenderam e contaram a história do objeto que levaram para deixar exposto. “Fiquei muito feliz com o resultado e principalmente com o encantamento dos alunos com a história e a memória. É muito importante que eles compreendam que suas memórias fazem parte da história não apenas da sua família, mas ajudam a compor a História de Medianeira”, salientou Ana. (Assessoria Casa da Memória de Medianeira)