Ao nos depararmos com a Ponte Hercílio Luz, a maior ponte suspensa do Brasil, não tem como não se deslumbrar. Com seus 821 metros de comprimento, 74 metros de altura e cerca de 5 mil toneladas de aço dá uma mostra do possível da arquitetura e da engenharia. O incrível é que foi construída na década 20 do século passado para ligar parte do continente a Ilha Florianópolis, capital do estado de Santa Catarina. Obra idealizada pelo então governador Hercílio Luz, projetada e construída pela empresa norte-americana Robinson & Steinman e inaugurada em 13 de maio de 1926.
Sua estrutura passou por diversas reformas no decorrer do tempo e ficou interditada por 28 anos. Após a restauração final, a ponte foi reinaugurada no final de 2019. Hoje passam pela ponte: pedestres, ciclistas, linhas de ônibus e veículos. Pela beleza estrutural e por ser um espaço histórico- cultural, passou a ser atração turística, como em seu entorno com praça, mirante, forte e na cabeceira insular uma estatua do Governador Hercílio Luz mentor da ponte, que não viu seu sonho ser concluído, pois faleceu em 1924 antes da inauguração.
Inicialmente a ponte fora denominada Ponte do Estreito, depois passou a se chamar Ponte Hercílio Luz em homenagem póstuma ao seu mentor. A obra encanta pela arquitetura, sendo um atrativo turístico da capital catarinense. (Da Redação Mirtis texto e fotos)