Já se passaram 57 anos da inauguração da Ponte Internacional da Amizade. O ato aconteceu em 27 de março de 1965 pelos presidentes Castelo Branco do Brasil e Alfredo Stroessner do Paraguai. Vale lembrar que o tratado de construção da ponte foi assinado, em maio de 1956, pelos governos do Brasil Juscelino Kubischek e do Paraguai Alfredo Stroessner, e, em seguida, iniciada a obra, considerada na época recorde mundial e vão de ponte de concreto.
Só possível depois de estudos hidrológicos do regime do Rio Paraná durante um período de 20 anos. Continua sendo a principal ligação entre Foz do Iguaçu no Brasil e Ciudad del Este no Paraguai para impulsionar o comércio e o transporte entre as duas nações, além de ser via para exportação. Para construir a ponte de 55,4 metros e vão livre de 303 metros (o maior do mundo em obra de concreto), 78 metros de altura, as estruturas e materiais metálicos eram buscados em São Paulo e Rio de Janeiro, numa distância de até 1700 km. Representou também um desafio no transporte dos componentes vindos por estradas de traçado antigo, como também fora preciso de reforço emergencial de pontes e viadutos no percurso.
Para construir a ponte foram utilizados 43000 m² de concreto, 14000 toneladas de cimento, 2900 toneladas de aço, entre outros tantos materiais utilizados por mais mil trabalhadores. Em 2016, a ponte passou por revitalização sendo colocado até cobertura nas passarelas para pedestres. Depois da Ponte da Amizade, Brasil e Paraguai continuaram parceiros em obras, tendo construído a Itaipu, inaugurada em 1982, e na atualidade está sendo construída a Ponte de Integração.
A movimentação na ponte impressiona, estima-se que passam diariamente mais de 40000 pessoas de carro, moto, bicicleta, caminhão, ônibus, vans ou a pé sempre portando documento de identidade ou passaporte para passar na alfândega. As autoridades brasileiras e paraguaias estão sempre vigilantes no combate ao crime, por ser a ponte um dos pontos de entrada de tráfico de drogas, armas e mercadorias. Essa ponte sinaliza a integração do Mercosul.
CURIOSIDADE– A ponte teve duas inaugurações até ser finalmente construída. A primeira no dia 26 de janeiro de 1961, quando o presidente Juscelino Kubischek se encontrou com o Alfredo Stroessner no meio da ponte. Como estava em construção, os trabalhadores colocaram tabuas para que os dois governantes caminhassem com segurança. E em 27 de março de 1965, o mesmo General Stroessner se encontrou com o General Castelo Branco para celebrar o encerramento das obras.
Assista aqui vídeo da inauguração da ponte disponibilizado pelo DNIT.
*Da Redação Mirtis/Pesquisa