Licença para o uso de Puerto Alemán foi concedida em caráter de urgência, devido às dificuldades de navegação em Puerto Indio.
A diretoria paraguaia de Itaipu concedeu, em caráter de urgência, licença para a reabertura do cais de Puerto Alemán, porto situado às margens do lago de Itaipu, nas proximidades de onde ocorre a travessia de balsa em direção a Santa Helena.
De acordo com o jornal La Nación, o uso do atracadouro de Puerto Alemán estava suspenso desde o ano passado, após o fim do contrato de exploração da estrutura, localizada a cerca de mil metros de Puerto Indio, onde ficam os edifícios aduaneiros.
A reabertura ocorreu a pedido da Administração Nacional de Navegação e Portos (ANNP) e da prefeitura de Mbaracayú, que argumentam que a diminuição do nível do lago de Itaipu, provocada pela estiagem, está dificultando a operação de balsas em Puerto Indio.
Historicamente, o cais de Puerto Alemán vem sendo usado como alternativa a Puerto Indio em períodos de redução no volume do lago, uma vez que o canal de acesso ao atracadouro local é mais profundo.
Rota alternativa
A aposta das autoridades paraguaias é no aumento da utilização do lago de Itaipu para o envio de cargas agrícolas ao Brasil, via Santa Helena, evitando os congestionamentos na fronteira entre Ciudad del Este, Presidente Franco e Foz do Iguaçu.
Para tanto, a estrada que liga a Rodovia PY07 (Supercarretera de Itaipu) a Puerto Indio, com aproximadamente 70 quilômetros de extensão, está sendo totalmente asfaltada, com previsão de conclusão até o final de 2025. (H2FOZ)