Antecedendo a homenagem a 23 mulheres de sucesso em comemoração ao Dia Internacional da Mulher pelo Sistema Fecomércio Sesc Senac, por meio da Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios, realizado em Foz do Iguaçu, foi proferida uma palestra motivadora “Mulheres de sucesso” ministrada por Leila Navarro que enfatizou o segredo do sucesso. E que a mulher deve estar aberta as oportunidades, continuar lutando por seu espaço sem perder a feminilidade. Nossa reportagem entrevistou a palestrante que fez correlação do tema com sua experiência de vida.
Desafio- A palestrante enfatizou a importância da mulher na sociedade, na família e seu desafio diante da velocidade em que tudo acontece.” Nem nós mesmas estamos nos entendendo sobre o que devemos fazer primeiro, onde colocar nossa energia e não se sabe onde se vai chegar, ”enfatizou. Disse da satisfação falar para mulheres poderosas do Paraná, fazendo uma reflexão na linha da alegria e da felicidade. E que diante das incertezas de hoje se pode tirar lições positivas, pois quando se tem positivismo em relação a incertezas, se mergulha numa grande aventura que pode convergir para uma grande perda, mas também ter surpresas agradáveis. Vive-se um momento de grandes oportunidades, não se tem todas as respostas. É preciso ter muito mais coragem do que outros tempos.
Mudança- Já se começa a ter leis que permite a mulher participar com igualdade em todas a esferas. Exemplificou que na Europa as mulheres se fazem presentes na maioria dos segmentos, no Brasil está começando. Recentemente foi sancionada uma lei que nos conselhos diretivos das empresas tem que ter um número “x” de mulheres. Aos poucos a ocupação de cargos importantes vai acontecer. Só a preparação para esses cargos é fundamental. – as mulheres devem se preparar para estar lado a lado do homem para conduzir esse planeta.
Contraponto- Quanto a mulher avançar em responsabilidades interpreta que ela tem que saber delegar, senão vai ser um caos. Porque é impossível uma mulher ser boa mãe, boa filha, boa dona de casa, boa empresária, boa líder- ser boa em tudo. Isso não existe, vai ter que delegar, encontrar alternativas, priorizar. Saber dar o melhor do tempo disponível. Tem que equilibrar responsabilidades, não se esquecer, não se anular. E para que isto aconteça, o homem tem que ser parceiro, ter a mesma responsabilidade na condução da família-uma conciliação de tarefas entre todos que moram naquela casa. E mais, dialogar para estabelecer o que é melhor para todos.
Feminilidade- A mulher deve estar atenta para não perder a feminilidade. Não é competir, querer ser igual aos homens, mas somar com a delicadeza que lhe é peculiar. Se cuidar, ser atraente, se gostar, se respeitar, ser clara naquilo que se propõe e se quer- ninguém é obrigado a fazer tudo. Saber dizer “sim”, mas também “não”. E estar preparada para os desafios. ( Da Redação Mirtis)
# Leila Navarro graduada na área de saúde pela USP é palestrante há mais de 15 anos, integrando, segundo a Revista Veja, o ranking dos 20 mais notáveis palestrantes brasileiros. Autora de 14 livros.