Reunindo a força econômica do Paraná, representada pelas 290 Associações Empresariais, a Faciap proporcionou conhecimento aos congressistas através de renomados palestrantes, debates e exposição de projetos que mudaram o perfil de desenvolvimento dos municípios.
Foram surpreendentes os temas das palestras no evento que aconteceu em Foz do Iguaçu no começo de dezembro, os quais versaram sobre liderança, pessoas, finanças, empreendedorismo, ética, varejo, cenário econômico e consumidor. Imaginem até Carlos Wizard Martins dono da rede Escolas de Inglês Wizard e o historiador Leandro Karnal, entre outros destacados palestrantes. Eles lá estavam para mostrar aos congressistas as tendências em gestão de negócios, futuro das lojas físicas com o avanço da tecnologia e o crescimento do e-commerce, o ambiente político e econômico do país e como as lideranças devem atuar diante desse cenário. No local também uma feira com dezenas de stands com produtos e serviços para a área de gestão.
O que chamou a atenção foi a explanação do Programa Paraná Empreendedor por Márcio José Vieira Diretor da Faciap e o Programa Conexão exposto por Júlio Cesar Agostini Diretor do Sebrae sobre temas da relação entre poder público e empreendedor como acesso ao crédito, tributação, associativismo, inovação, acesso à justiça, desburocratização. Surpresa aconteceu quando foi anunciado que 70 municípios do Paraná já incorporaram a disciplina “Empreendedorismo” no Ensino Fundamental e iniciativas de projetos de associações comerciais para fortalecer as empresas e consequentemente os municípios, envolvendo o poder público e universidades para democratizar a economia e não ficar dependendo de poucas empresas fortes dominantes.
Ficou evidente também, que o empresário tem que tomar a frente da política, os associados tem que participar do processo político, pois na atual conjuntura do país gestores são a bola da vez.