No evento Prêmio Mulher Empreendedora realizado no Rafain Palace Hotel em Foz do Iguaçu, entrevistamos Darci Piana presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac que falou sobre o reconhecimento à determinação feminina para o avanço da sociedade, como de sua preocupação quanto as perspectivas do país.
EVENTO-O evento promovido pelo Fecomércio por meio da Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios representa muito para o sistema-cerca de 39% do comércio do Paraná. São empresas lideradas por essas mil mulheres presentes e reflete a força e capacidade comercial da mulher na atividade, além da beleza que elas representam nesse processo. Mostra que se pode fazer mais, conquanto que se esteja unido, como acontece no Paraná. Essas 21 Câmaras da Mulher espalhadas nas principais cidades do estado tem movimentado o setor comercial, a melhoria de gestão das empresas.
PERSPECTIVAS- Na verdade o nosso país não está bem. Se começa a ter uma expectativa um pouco melhor diante de algumas medidas que estão sendo tomadas pelo governo federal, mas ainda não reflete nas nossas vendas. As vendas continuam caindo, as demissões continuam existindo, a gente espera que até a metade do ano se resolva os principais problemas do Brasil para depois começar a crescer, contratar e dar oportunidade a esses 14 milhões de pessoas que estão sem emprego, para que se produza mais, se consuma mais.
CRISE-É muito grande a crise política, financeira, muito preocupante a questão da ética. São crises simultâneas que acontece como nunca aconteceu. Já tivemos grandes crises financeiras, mas não tínhamos a política no meio. Tivemos grandes problemas políticos, mas não envolvia a questão financeira. Agora é financeira, política e ética. Somando-se toda essa confusão da Lava Jato, BNDS etc…mostrando o lado negro do Brasil. Se está desconfiando de tudo. É preciso medidas e atitudes muito fortes e sérias para que a população comece a entender de que nós temos salvação.
SUGESTÃO-É claro que gostaríamos que o país tomasse rumo para que nossas empresas comecem a recuperação. São mais de 200 mil empresas que fecharam. Dá para imaginar a gravidade da situação. Se espera que sejam tomadas medidas sérias, responsáveis. Que os governos reduzam os seus custos, suas despesas e que sobre dinheiro para investir para que o Brasil tome jeito.
LAVA JATO-Precisamos de um final da Lava Jato Está sendo mostrado o lado negro do país. Se não houver uma clareza de mostrar a população de que efetivamente estamos indo para o caminho certo, o que será deste país? Confio no Juiz Sérgio Moro, na justiça brasileira, nos homens sérios para que se possa recompor a estrutura do Brasil. Principalmente confiar no poder judiciário que não esmoreça e que passe a cumprir aquilo que a lei determina e que se possa acreditar que justiça seja feita.
MENSAGEM- Nós precisamos ter um pouco de calma, paciência, perseverança, continuar trabalhando, voltar-se para o bem para que tenhamos um país melhor para as próximas gerações. Afinal nós estamos aqui para isso! O comércio tem feito seu papel- sempre que tivemos crise, houve superação porque somos nós que mais contratamos mão de obra. E quem sabe, se o comércio começar a melhorar, se consiga dar oportunidade às pessoas na geração de emprego, dando esperança a essas famílias. Vive-se numa insegurança com o volume de assaltos, drogas rolando. Maior a crise, maior os problemas. É preciso uma mudança radical para que o Brasil volte a crescer e possamos ser o que já fomos.
MEDIANEIRA- Sobre a Unidade SESC SENAC de Medianeira ressaltou que por ser nova tem alguma dificuldade de dinamizar tudo o que pode ofertar, mas recentemente estivemos lá quando do Show Rural em Cascavel e constatamos que está tudo bem. No entanto, pode produzir mais ainda. A população precisa se aproximar e as gerências encontrar alternativas de melhorar a performance em Medianeira e Região. (Da Redação)