O sonho de construir mais uma ponte entre as duas nações está sendo acalentado desde 1976. Neste ano 2022, já fora publicado no Diário Oficial da União pelo Ministério da Infraestrutura, novo processo licitatório da Ponte Internacional da cidade gaúcha Porto Xavier no Brasil e San Javier na Argentina- província de Missiones. O edital contempla a elaboração dos projetos básicos e executivo de engenharia, a execução da obra, bem como cumprimento de todas as obrigações e condicionantes do processo de licenciamento ambiental.
No entanto, o governo federal deve relançar no dia 15 de agosto, o edital para construção da ponte; sendo uma das justificativas para mudança, o orçamento da obra pela defasagem do valor. O projeto foi ajustado à realidade do momento, levando em conta a majoração dos preços, ocasionados pela Guerra da Ucrânia e alta dos materiais. Era previsto R$ 221 milhões, mas vai ultrapassar R$ 221 milhões.
A previsão é de que as obras iniciem ainda este ano, sendo concluídas no prazo de três anos. A estrutura deve ter 1.041 metros de extensão, incluindo estruturas de acesso; 16 metros de largura e 18 metros de altura.
Essa ponte ligará o Brasil com Argentina via BR-392 sobre o Rio Uruguai, além de ser uma importante rota comercial, vai facilitar o acesso de turistas do Rio Grande do Sul à Tríplice Fronteira; reduzindo mais de 300 quilômetros de percurso. (Da Redação Mirtis/Pesquisa)