Este site faz um reconhecimento a personalidade Jorge Samek que deixou o cargo de diretor-presidente da Itaipu Binacional recentemente, considerando sua determinação em projetar a binacional com programas sociais, ambientais e turísticos e de manter a hidrelétrica como a maior geradora de energia do mundo. Fizemos o registro no Jornal Mensageiro durante os 14 anos que presidiu a Itaipu. Em tópicos-síntese quem foi Samek.
REFERÊNCIAS- Jorge Miguel Samek engenheiro agrônomo formado pela Universidade Federal do Paraná, filiado ao PT desde 1990. Foi vereador quatro legislaturas, a primeira em 1978 pelo PMDB; em 1994 foi candidato a governador do Paraná e em 2002 eleito deputado Federal, não assumindo a cadeira para presidir a Itaipu. Ocupou a chefia de gabinete da secretaria de Agricultura no governo José Richa, secretário de Abastecimento em Curitiba, além de presidente da Ceasa na gestão de prefeito de Roberto Requião. Em 2010 foi cotado para ser vice –governador de Osmar Dias, mas acabou desistindo.
ITAIPU-Samek tomou posse como diretor-geral da Itaipu Binacional em janeiro de 2003 no primeiro mandato de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). E já em seu primeiro discurso disse que a responsabilidade social seria prioridade, sem se descuidar do objetivo da empresa de produzir energia com eficiência. E ele cumpriu, além de surpreender com ações de preservação do meio ambiente e turismo sustentável. Permaneceu na direção da binacional no governo de Dilma Rousseff e quase um ano do presidente Michel Temer- torna-se o diretor com maior tempo à frente da Itaipu.
LEGADO-Durante sua gestão, a Itaipu bateu os próprios recordes, mantendo a posição de maior geradora de energia hidrelétrica do mundo. Concomitantemente aos programas sociais e ambientais em todos os 29 municípios do entorno do Lago, o empenho para o desenvolvimento do turismo sustentável na usina, criando o Complexo Turístico Itaipu- hoje referência turística na Tríplice Fronteira.
DISTINÇÕES- dentre os destaques, se evidencia o programa sócio-ambiental Cultivando Água Boa premiado pela ONU, responsável pela implantação do Parque Tecnológico Itaipu (PTI) e da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). E como personalidade recebeu muitas homenagens como Cidadão Honorário de vários municípios e a honraria do governo do Paraná com a Ordem Estadual do Pinheiro, Prêmio Panorama do Turismo, Medalha Gralha Azul, Diploma de Mérito pela Polícia Federal, Medalha de Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho, reconhecimento da Associação Comercial e Industrial de Foz, Medalha ao Mérito Santos Dumont, homenagem do Sindhoteis, comenda da Associação dos Magistrados do Paraná, entre tantas outras distinções, homenagens e títulos. Destaque também pela revista Forbes que o indicou entre as 100 pessoas mais influentes do Brasil. E nós, sem medo de errar, condecoração pela sua simplicidade, visão e estratégias de apoio ao desenvolvimento da Região Oeste.