NOSSA HOMENAGEM A FIGUEIRA HISTÓRICA DE MEDIANERIA NO “DIA DA ÁRVORE”

 

Nesse Dia da Árvore (21/09), vamos saudar essa figueira imponente, às margens da PR-495 via Missal, que acompanha a história do município desde a colonização. Ela resistiu ao desmatamento, às queimadas e hoje passou a ser um símbolo da natureza. Serve de abrigo para vendedores de frutas ou para quem resolve fazer uma pausa em sua sombra. Se situa bem na encruzilhada da PR- 495 e acesso as comunidades São Francisco, Ouro Verde, Espigão do Norte e Linha Vitória.

Há 755 espécies de figueiras no mundo, especialmente em regiões de clima tropical e subtropical. O gênero “fícus” que é a homenageada é um dos maiores do reino vegetal, são frondosas, suas raízes superficiais encantam. É provavelmente a árvore citada na Bíblia, no livro Lucas, quando Zaqueu teria subido numa árvore desta espécie para ver a chega de Jesus a Jericó. E para os budistas a figueira é sagrada, pois, sob uma delas, Buda teria alcançado o despertar espiritual.

Se a figueira guiou a história humana, está guiando também Medianeira e pode ser considerada – “patrimônio do município”. (Da Redação Mirtis)

*E para descontrair relembramos a música Velho Casarão de Texeirinha que faz uma menção a essa espécie de árvore.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *