Medianeira já foi palco de expressivos Festivais Folclóricos e neste agosto de 2023, retorna como Mostra Folclórica e Cultural. Diga-se, foi um espetáculo para o encanto de quem compareceu dias 21 e 22 no CPC Arandurá. Sinceramente surpreendeu pela organização, decoração, apresentações e criatividade. Tudo sob a organização da equipe do Departamento de Cultura.
O Centro Popular de Cultura Arandurá foi tomado por cores, música, danças, poemas, lendas e Concurso Rainha do Folclore. Tudo em harmonia com o tema desde a recepção pelo Coral Nostra Gente e personagens do folclore nacional.
Na abertura do evento entoado Hino Nacional, exaltado o ato cultural pelo prefeito Antonio França, secretária de Educação e Cultura, Clair Rugeri e representando o legislativo vereador Marcos Berta. Seguindo formada mesa julgadora do Concurso de Rainha da Mostra Folclórica, sendo candidatas: Amanda Thaís de Souza representando Oficina Faces Teen, Ana Maria Demarchi do CTG Sentinela dos Pampas, Eduarda Allliny Orsato da Oficina Turma José Alves, Gabrielly Cristine Vier da Escola Jayme Canet, Emanuelly Andreta Mara da Sociedade Filantrópica Semear e Sofia Piva Karpsak da Escola do Campo São Luiz. Todas muito bem produzidas com um tema folclórico e a escolhida rainha foi Eduarda Alliny Orsato, caracterizada de índia Caipora que recebeu a faixa de Sandra Regina Simonatto, a primeira Rainha do Folclore de Medianeira que há 47 anos fora coroada- momento de muita emoção.
APRESENTAÇÕES- Nessa primeira mostra só se apresentaram as Escolas Municipais que primaram pelas manifestações artísticas popular, através da dança com indumentárias características, sendo muito aplaudidas, sendo: Escola Plinio Tourinho, Escola de Campo São Luiz, Escola Ângelo Darolt e Escola Jayme Canet. Complementando a exibição cultural declamação de poemas, Teatro Zé, Coral SOS Vida, CTG Sentinela dos Pampas, Oficina Cultural de Teatro CPC e da Secretaria de Esportes e Cultura de São Miguel do Iguaçu.
Só temos que aplaudir a iniciativa do retorno desse viés cultural “Folclore” e parabenizar os organizadores, almejando que tenha continuidade para que as manifestações culturais sejam cultuadas e mostradas em plateias. (Da Redação Mirtis/ Dpto. de Cultura e Fotos Mirtis/Assessoria de Imprensa).