A exposição se encontra no Shopping Catuaí Palladium e se estende até dia 23 deste mês de março, das 10 h às 22h. Depois de ter estreado em Curitiba, veio para Foz do Iguaçu, segue para Maringá e Londrina. São fotografias selecionadas através de um concurso nacional realizado em 2020 com participação de 150 fotógrafos de todo o Brasil. As imagens aéreas focalizam paisagens, monumentos históricos/religiosos do país, captadas por drones de cima para baixo, também chamado de enquadramento plongée, na linguagem do cinema.
Essa exposição itinerante chega para democratizar a percepção dos cenários brasileiros, numa iniciativa da Montenegro Produções Culturais, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Ficamos surpresos com a criatividade dos fotógrafos que fazem parte do projeto Pakuá, sendo: André Coelho e Sérgio Ramalli de Curitiba, Ivana Lima de Foz do Iguaçu, Nilton Ribeiro de Maringá e Raro de Oliveira de Londrina, dentre outros tantos de renome nacional como o paulistano Valdemir Cunha.
Esse contato oportuniza uma reflexão atual e coletiva da importância da preservação cultural e ambiental do país, como a relação entre fotografia e arquitetura das cidades, que unidas eternizam nossa história. (Da redação Mirtis/Pesquisa)
“A representação artística do mapa brasileiro composta por diferentes olhares, utilizando a fotografia aérea como linha condutora dessa memória visual”. Essa é a proposta do Pakuá, segundo Carolina Montenegro