MINISTRO DO TSE EDSON FACHIN CIDADÃO HONORÁRIO DE TOLEDO

O novo relator da Lava Jato ministro Luiz Edson Fachin foi condecorado Cidadão Honorário de Toledo em 28 de abril-título lhe conferido no ano passado e que não pode comparecer. Prometeu que viria e veio. No cerimonial foi lembrado trecho de poema escrito por ele quando jovem que deixou o município para cursar direito em Curitiba:

“TOLEDO É GENTE, TOLEDO É NAÇÃO! UNIDA PELO  AMOR , SONHA AINDA SEUS SONHOS, E NÓS OS REVEREMOS ADIANTE ATÉ A REALIZAÇÃO.”

Quatro décadas depois retornou como ministro do Supremo Tribunal Federal e ficou honrado com a distinção, agradeceu e deu ênfase ao seu viés de poeta quando disse:

“A VIDA É A RIGOR UM EXTENSO NASCIMENTO. E ESTA HORA, DESTA HOMENAGEM, É UM RENASCIMENTO. TENHO EM MIM QUE UMA FORÇA SUBSTANCIAL DE MIM QUE JAMAIS SAÍ DAQUI.”

Assegurou que é uma honra receber uma outorga do município que tanto se orgulha, onde teve o aporte necessário, fez amigos e encontrou a esposa ( que é  desembargadora).” Tenho imensa gratidão pelo berço que em Toledo tive, aqui foi uma estrada e ponte para o que o destino me reserva. Depois agradeço à vida, porque tenho recebido quiçá, mais que mereço.” Ele que tem sua mais importante missão como relator da Operação Lava Jato, escolhido para substituir  o ministro Teori Zavaski, falecido em janeiro, foi digno da distinção e os oradores não pouparam elogios o que orgulha não só Toledo como a região, o Paraná e o país.
(Redação/Jornal Oeste)

Recebendo a honraria do presidente da Câmara Renato Reimann, do prefeito Lúcio de Marchi, vice Tita Furlan e do ex-prefeito Beto Lunitti , vice Adelar Hosbach propositores da homenagem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *