Uma das mais tradicionais Festas Alemã do país se realiza dias 06, 07 e 08 de abril em Missal. Chega a 17ª edição-tudo para reverenciar a cultura dos pioneiros que vieram do Rio Grande do Sul e Santa Catarina para implantar uma comunidade que cresceu, se emancipou de Medianeira e sempre se manteve fiel às suas origens como demonstra os enfeites pelas ruas da cidade evocando o evento. Destacamos essa carroça (foto) na Avenida Dom Geraldo Sigaud com complementos da lida da roça que pertenceu a Família Philippsen seu Lauro/Elizabeta-uma relíquia histórica. A programação da Deutsches Fest cativa não só a região, estado e brasileiros, como países vizinhos que se deliciam com os pratos típicos, concursos, bailes, desfile de carros alegóricos, apresentações culturais, jogo do barril e muito chopp para entrar no compasso da alegria e descontração.
Missal não é só terra de expressão cultural e econômica, lá está evidente a citação- “união faz a força” que originou o cooperativismo do Extremo Oeste. Berço da Lar, da Sicredi Vanguarda evidenciando personalidades do sistema até a nível internacional. São eles Padre José Baches fundador de Missal e da Sipal (Lar); Ignácio Aloísio Donel presidente da Cotrefal (Lar), presidente da Ocepar e presidente Sicredi PR; Seno Claudio Lunkes diretor secretário da Lar, presidente Sicredi PR e Presidente Sudcoop (Frimesa);Manfred Alfonso Desembrock presidente da SicrediPar e da Central PR/SP/RJ, Conselheiro Mundial de Cooperativas de Crédito e Luiz Hoflinger presidente Sicredi Vanguarda PR/SP/RJ. Mas não é só, citamos um exemplo em educação, o atual diretor geral da UTFPR-Campus Medianeira Flávio Feix Pauli.
Missal sabe preservar a cultura e reverencia o passado, de onde brota referências que extrapolam os limites do município. (Da Redação Mirtis)