Marinheiros com formação profissional marítimo na Capitania Fluvial do Rio Paraná de Foz do Iguaçu são responsáveis pela navegação nos passeios de Kattamaram pelos rios Iguaçu e Paraná. Estão disponíveis oito marinheiros em turnos alternados, o que proporciona toda segurança aos turistas a bordo. Recentemente comprovamos o trabalho dos marinheiros, assim que a embarcação ancorou e durante o percurso. Muito profissionalismo.
As manifestações de bolsonaristas em vários pontos de rodovias por este Brasil afora, como se comprova também aqui na Região Oeste do Paraná. Um exemplo é o QG aqui em Medianeira defronte o CTG Sentinela dos Pampas. Bastou o TSE anunciar a vitória de Lula (PT) no pleito presidencial de 30 de outubro para que, horas depois os apoiadores do candidato Bolsonaro (PL) começassem a mobilização rumo às rodovias e em frente os comandos do Exército contestando os resultados com palavras de ordem como se comprova na foto. É imprevisto do que pode acontecer…e quem sabe até Bolsonaro passe a faixa a Lula. Vamos aguardar…
As placas de alerta para proteger a fauna do Parque Nacional do Iguaçu, às margens da BR-277 entre Céu – Santa Tereza do Oeste estão inúteis. Continuam lá, mas sem imagens, só se vê uma tinta preta, sem nenhum alerta de proteção de animais silvestres. Para quem transita não entende e se indaga do porquê as imagens indicativas de proteção aos animais deixou de existir…
No evento História, Memória e Patrimônio realizado em Medianeira, numa iniciativa da Poder Público Municipal, chamou atenção uma definição sobre o tema “Identidade e Pertencimento” apresentado pela Profª Dra. Carla Corandi da Unioeste: “Identidade é um processo de construção feito pelo próprio indivíduo ao longo de sua existência na sociedade, e está pautada, em suas múltiplas, experiências vivenciadas. A identidade não é fixa, imutável, mas sim, algo que se transforma ao longo do tempo”. O que faz um contraponto com a história que investiga o passado e o seu processo de evolução.