Ao se dirigir para o terminal de passageiros no Aaeroporto de Cascavel Cel. Adalberto Mendes da Silva, se depara com um Painel Artístico de “Araucárias” evidenciadas pela técnica da arte francesa em chapa de aço cortén. (Na placa não consta o autor da obra). A arte representa a árvore-símbolo do Paraná e a cor vermelha-ferrugem da chapa de aço o solo fértil da região. Aeroporto que fora inaugurado em 1977 para recepcionar o presidente Ernesto Geisel, em 2010 começou a reestruturação, ampliando e modernizando a pista de pouso e decolagem. Em face de grande movimentação está previsto nova ampliação e construção de um terminal de cargas.
O Aeroporto Internacional Hercílio Luz de Florianópolis é considerado um dos mais modernos do país, administrado pela Floripa Airport Concessionária Suíça. No acesso ao Boulevard (praça de lazer, entretenimento e cultura) encontramos exposta réplica do Breguet 14, avião usado por Saint Exupery. Essa réplica em tamanho natural foi usada nas filmagens curta-metragem “Dá um banho Zé Perri”. Trata-se de uma ficção inspirada num fato histórico da passagem por Florianópolis do lendário aviador que escreveu o livro “O Pequeno Príncipe”.
Aeronaves personalizadas da empresa aérea Gol para a Copa do Mundo de 2014, resultou de uma parceria entre a companhia oficial da Seleção com a Confederação Brasileira de Futebol –CBF(continuou para a Copa de 2018 e para o evento do Catar nesse ano 2022). O design foi inspirado no tema da seleção “Voa Canarinho” que evidencia as cores da bandeira nacional. A referência a uma dessas aeronaves deve-se porque recentemente viajamos em uma delas. E ao embarcar a emoção de sermos brasileiros e das conquistas do futebol. Sabe-se que os aviões da Gol foram pintados com motivos nacionais para transportar a Seleção Brasileira e depois usados em rotas convencionais. (Da Redação Mirtis texto/fotos)