IMAGENS QUE MERECEM REFLEXÃO…

O Auto da Paixão de Cristo que fora encenado por muitos anos na Praça Ângelo Darolt de Medianeira, neste 2021, face a pandemia, a exibição será via Facebook da Paróquia e Prefeitura Sexta- Feira Santa às 19 hs. Todos os esforços foram envidados pela Paróquia N. Sra. Medianeira e Prefeitura (secretarias de Educação e Cultura/ Desenvolvimento Econômico)  para gravar as 15 cenas ao ar livre em lugares atrativos do município: Morro Espigão do Norte (local de Voo Livre), Morro Nossa Senhora das Graças (Portão do Ocoy) e Morro Nossa Senhora da Salete. Os atores surpreenderam nas gravações de Mídia Z Produções e o espetáculo merece reconhecimento e aplausos. Foto de Aline Lowenstein que foi capa do Jornal Mensageiro na edição de 23 de março.

Nos deparamos, neste final de semana silencioso, com esse carro anunciando venda de redes, mantas , tapetes e outros produtos pelas ruas de Medianeira. Deve ser um bom mercado porque entra ano e sai ano aqui estão os vendedores. Eles vêm de São Bento do estado da Paraíba, que é um polo industrial têxtil com índice 0% de desemprego, gerando um dos maiores ICMS do estado. Tem cerca de 40 mil habitantes, distante 375 km da capital João Pessoa. Os vendedores da Capital Mundial das Redes percorrem o Brasil para auxiliar na venda da produção anual de 12 milhões de redes ano. Para chegar até Medianeira percorrem mais de 3 mil km que podem levar até 47 horas.

O Corredor Ecológico Santa Maria completa 20 anos neste ano 2021. E é um exemplo de áreas naturais/regeneradas ou de proteção permanente que se conecta com o Parque Nacional do Iguaçu, passa pelas áreas protegidas da Itaipu e chega ao Parque Nacional de Ilha Grande e do Corredor de Biodiversidade Trinacional Paraguai/Argentina. O que se começa questionar é a conectividade na BR-277 na divisa entre os municípios de São Miguel do Iguaçu e Santa Terezinha de Itaipu, próximo ao pedágio. É que só o lado da pista Foz do Iguaçu- Cascavel tem elevada e o outro lado não, como demonstra a foto. E tem diferenças estruturais a começar pela passagem do Rio Bonito, de um lado trincheira e do outro manilhas, além da impossibilidade da livre circulação de animais e conectividade entre as áreas. A questão surge no momento que está sendo debatido o novo contrato de concessão da rodovia. E é oportuno o debate para se se construa elevada também da pista sentido Cascavel-Foz.  

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