A palestra Humanização do Comércio realizada dia 26 de outubro no Auditório Senac, numa iniciativa da Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios de Medianeira, foi muito atrativa para rever aspectos importantes da relação “empresa/cliente” –um alerta de motivar a equipe de trabalho para usar as ferramentas necessárias e certas para a satisfação de quem compra. O palestrante Fernando Sérgio Fernandes (psicólogo comportamental, professor universitário, consultor e pós-graduado em sociologia e especialização em filosofia) conseguiu repassar aos presentes, de forma humorada, técnicas de venda já conhecidas; no entanto fez uma releitura dos conceitos e agradou.
Dentre os apontamentos destaque para as ferramentas da “Humanização do Comércio”: em primeiro autoestima ; segundo relacionamento; terceiro estar antenado. Acrescentou como tempero, a energia positiva, o carisma de quem vende. Complementou como aspectos indispensáveis: cultivar a atitude de vender e estar em sintonia satisfatória; todo vendedor tem que conhecer o produto, pois não se vende só o produto, mas também confiança: não se vende só produto e sim ética e a história da empresa; ter habilidade com o tempo do cliente, com seu jeito de se relacionar e comprar.
CRISE- Disse que para superar a crise tem que ligar buzinas diferenciadas. Se deve começar a olhar para a fachada da empresa, estar atento a energia e o entusiasmo de quem trabalha. Alertou que o empresário deve observar como a equipe está trabalhando e saber dividir competências. Ponderou que uma das ferramentas é a força interior, a vontade de vencer e a forma de enxergar o mundo.
Fernando foi muito aplaudido, não só pela palestra, como pela sua história de superação. De parabéns a Câmara da Mulher presidida por Jane Vergopolan, ao Senac que intermediou a palestra e a todos que se envolveram para propiciar tão importante e proveitoso encontro a quem tem na arte de vender, realização profissional.
*Jornalista Mirtis Maria Valério