Reunir num só local as potencialidades do turismo nacional, de países vizinhos e até africano, foi o intento de realizar o Festival de Turismo Cataratas em Foz do Iguaçu, no final de junho, que assegurou sucesso para a Feira de Turismo e Negócios. Na abertura, presença de Ministros de Turismo do Brasil Marx Beltrão e de países de Língua Portuguesa, presidente da Itaipu Binacional Luiz Fernando Vianna e autoridades ligadas a esta fatia de mercado que mais cresce no Brasil e no mundo.
Percorrer o Centro de Convenções de Rafain Palace Hotel foi se surpreender com a caracterização dos estandes, produtos dos destinos, cultura, evidenciados nas mais de 800 marcas representativas de 11 estados como: Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Goiás, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraíba, Maranhão, Mato Grosso do Sul e dos países Paraguai, Argentina, Uruguai e Angola.
A programação foi enriquecida por estandes paralelos como: O Encontro de Ministros de Turismo dos Países de Língua Portuguesa, Salão de Vinho Argentino, Salão MICE Cataratas, Salão do Turismo de Compras, Salão do Turismo Cultural e Espiritualidade, Salão de Turismo Termal & Spa, Salão Adventure Cataratas, Salão E-Marketing Cataratas, Arena Gastronômica, Mostra de Produtos Sustentáveis e Expo Hotel Cataratas- espaço para fornecedores de produtos de hotelaria. Complementou o Festival hotéis independentes, companhias aéreas, , destinos nacionais e internacionais, parques aquáticos e temáticos, operadoras de turismo, vinícolas e gastronomia com degustação.
Segundo o organizador do evento Paulo Angeli, esta edição superou as expectativas com 8.180 participantes e 54 caravanas, mais de 40 jornalistas convidados. E para 2018, já foi definida a data, dias 20,21 e 22 de junho com pelo menos novos salões, que se somarão aos tradicionais na Feira de Turismo de Negócios: um dos árabes, que tem forte comunidade em Foz do Iguaçu e região: e outro em equipamentos de hotelaria, motelaria, e para turismo de experiência. Como perspectiva de realizar esta edição do Festival de Turismo Cataratas, foi a afirmação do Ministro do Turismo Marx Beltrão de atuar em favor da ampliação da cota de compras no Paraguai, de S$ 300 para S$ 500, antiga reivindicação de Foz do Iguaçu. (Da Redação/ Assessoria)