Mal chegou de Portugal, onde participou de um Programa de Dupla Titulação em Relações Internacionais mantido entre o UniCuritiba – instituição que integra a Ânima Educação – e a Universidade Lusíada Norte, na cidade do Porto, e o estudante João Victor de Marchi dos Santos já está de malas prontas outra vez.
O acadêmico do 7º período do curso de Relações Internacionais do UniCuritiba será o único estudante de graduação a representar o Paraná no Programa de Intercâmbio SAJ 2023, organizado pela Secretaria Especial para Assuntos Jurídicos da Casa Civil e pelo Centro de Estudos Jurídicos da Presidência da República.
As atividades da 14ª edição do Programa de Intercâmbio ocorrerão entre os dias 21 de agosto e 1º de setembro, em Brasília. Ao todo, foram selecionados 15 estudantes de graduação e cinco pesquisadores de pós-graduação stricto sensu (mestrado ou doutorado) de todas as regiões do Brasil nas áreas do Direito, Administração, Sociologia, Ciência Política, Economia, Relações Internacionais e Gestão de Políticas Públicas.
Durante duas semanas, os intercambistas vão participar de visitas técnicas aos órgãos dos Três Poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário), palestras, cursos e ações relacionadas a proposição de atos normativos, elaboração de políticas públicas, notas técnicas, pareceres, minutas de projetos de lei etc.
O objetivo do Programa de Intercâmbio é aproximar a comunidade acadêmica do cotidiano do processo legislativo federal, estreitar os laços com os órgãos do Poder Executivo e contribuir para a formação acadêmica dos participantes selecionados.
Conhecimento aprimorado
João Victor soube do Programa de Intercâmbio SAJ quando ainda estudava em Portugal. Como seu retorno ao Brasil já estava confirmado para o dia 31 de julho, ele decidiu se inscrever. “Esta será uma oportunidade de aplicar os conhecimentos que eu adquiri no curso de Relações Internacionais e de aprofundar meu entendimento sobre a dinâmica legislativa e a atuação do Poder Executivo”, diz.O estudante paranaense representará a região Sul junto com outros acadêmicos gaúchos e com o pesquisador Braulio Cesco Fleury (PR). João Victor ainda não sabe, exatamente, quais conhecimentos trará na bagagem, mas tem a certeza de que vai aprender muito.
“É difícil mensurar, neste primeiro momento, quais os impactos do Programa de Intercâmbio na minha carreira, mas voltarei com noções de Direito Constitucional brasileiro e detalhes do processo legislativo, o que vai enriquecer muito o meu currículo.”
Protagonismo estudantil
A professora Patrícia Tendolini, coordenadora do curso de Relações Internacionais do UniCuritiba, diz que é gratificante acompanhar a trajetória acadêmica de estudantes como João Victor, sempre marcada pelo protagonismo. “Desde o início do curso, ele esteve envolvido em atividades de extensão e iniciação científica. No último ano, estudou em Portugal e, agora, já está envolvido em mais uma oportunidade que certamente fará muita diferença em sua jornada acadêmica e profissional.”
De acordo com a professora, o protagonismo é valorizado no UniCuritiba e também no mercado. “Com tanta bagagem em seu currículo, inclusive com a recente aprovação no Programa de Intercâmbio SAJ 2023, João sairá da faculdade com uma formação acadêmica excepcional, e experiências extraclasse importantes para sua trajetória profissional.” (Diário Do Paraná)