Medianeirense do UniCuritiba recebe prêmio em Portugal

Trabalho sobre os Acordos de Schengen garantiu ao acadêmico de Relações Internacionais premiação em concurso sobre a União Europeia

O Programa de Dupla Titulação em Relações Internacionais mantido entre o UniCuritiba – instituição que integra a Ânima Educação – e a Universidade Lusíada Norte, na cidade do Porto (Portugal), está rendendo ao estudante brasileiro João Victor de Marchi dos Santos, 23 anos, muito mais do que experiências, aprendizados e integração cultural.

Recentemente, o acadêmico do 7º período do curso de Relações Internacionais venceu o concurso “A União Europeia na minha vida”, dividindo o pódio com outro estudante. O prêmio é uma viagem de três dias a Bruxelas, com visita às principais instituições da União Europeia. 

“Na Universidade Lusíada do Porto foram selecionados dez participantes para avaliação e fui o único da área de Relações Internacionais a ser escolhido. Considerando as universidades envolvidas no concurso, que englobaram não só Portugal continental, mas também os Açores, e o total de selecionados, cerca de 30 estudantes, posso dizer que essa foi uma conquista e tanto”, comemora João Victor.

O concurso “A União Europeia na minha vida” é uma iniciativa da Rede Portuguesa de Centros de Documentação Europeia com a organização da Representação da Comissão Europeia em Portugal. O objetivo é premiar ensaios e estudos originais que promovam uma reflexão crítica sobre as políticas da União Europeia, suas atividades, povos, culturas, memórias e raízes. 

Acordos de Schengen – Com uma perspectiva pessoal e original em relação à União Europeia, o estudante do UniCuritiba abordou, em seu trabalho, os Acordos de Schengen – um dos grandes marcos da União Europeia sobre a política de abertura de fronteiras e livre circulação de pessoas entre os países signatários.

“Expliquei como o fato de que, uma vez dentro do território dos países-membro de Schengen, as possibilidades de desfruto cultural e de mobilidade interna transformam a experiência de morar na Europa em uma oportunidade sem igual”, diz João Victor. 

O posicionamento do estudante foi baseado no que aprendeu sobre a cidade do Porto e em uma viagem individual que fez a Berlim, em dezembro do ano passado. “Dessas experiências, que foram muito além da perspectiva turística, obtive uma noção única que não se aprende em sala de aula”, avalia.

Oportunidade de aprendizado – João Victor iniciou o Programa de Dupla Titulação em Relações Internacionais em setembro do ano passado e seu retorno ao Brasil está marcado para agosto deste ano. Sobre a experiência de viver em outro país, o estudante conta que tem sido um desafio de aprendizado e de integração cultural. “Nem tudo são flores e, às vezes, temos de lidar com alguns espinhos.” Ainda assim, ele afirma que “a decisão de estudar e estabelecer conexões com outro país tem proporcionado não apenas novas experiências, mas também um sentimento de realização, devido ao reconhecimento inerente à conquista do prêmio”. 

Esta é a primeira viagem ao exterior que o acadêmico do UniCuritiba faz desde que ingressou no ensino superior, mas não é a única experiência de educação internacional. Entre 2017 e 2018, João Victor morou na Indonésia, o que possibilitou que ele conhecesse um pouco melhor uma realidade muito distante da perspectiva brasileira. 

Desta vez, pretende ampliar seus conhecimentos utilizando o Programa de Dupla Titulação. A oportunidade servirá, inclusive, como diretriz para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do estudante, que abordará as relações entre os países do Sudeste Asiático e suas reações e posicionamentos frente à expansão econômica da China. Fonte: comvcportal.com.br)

João Vitor de Marchi dos Santos venceu o concurso “União Europeia na minha vida”

João Vitor com os demais universitários no Parlamento

Sede da Comissão Europeia em Bruxelas
(Fotos Divulgação)

O LEGADO DE JOÃO VITOR EM MEDIANEIRA

Ele nasceu na capital Curitiba e veio morar em Medianeira aos seis anos com os pais Turismóloga Gladis de Marchi e Comandante da 2ª CIA da PM Damião Enéias de Melo dos Santos (hoje Subdiretor de Projetos da PMPR e membro do Plano Nacional de Segurança Nacional). Desde criança seu foco fora curiosidade nas inter-relações com países, tanto é que cursa Relações Internacionais na UniCuritiba. Mas sua trajetória em Medianeira em busca de conhecimentos foi exemplar. Na Escola Monteiro Lobato cursou da 5ª a 9º ano, no Colégio João Manoel Mondrone 2º grau e no Colégio Bertoni  o Pré-Vestibular, além de ter cursado inglês na Welcome Idiomas. O salto para cursar Relações Internacionais na UniCuritiba teve sim o embasamento no que aprendeu em Medianeira, asseguram seus pais; o que comprova a qualidade de ensino que reforçou  valores que carrega consigo para o mundo-originários também da essência religiosa. Tudo isso, soma-se a sua participação no Intercâmbio de Jovens do Rotary  pelo Rotary Clube Caminho do Colono nos anos de 2017 a 2018 na Indonésia.

João Vitor de Marchi dos Santos almeja seguir Carreira de Diplomata se preparando no Instituto Rio Branco- uma das melhores academias do mundo. “Esse garoto é um orgulho para Medianeira, Paraná e Brasil” que seu exemplo inspire muitos jovens. (Da Redação Mirtis)

*Seu pai Subdiretor da PMPR Damião Enéias de Melo dos Santos esteve em nossa redação nos comunicando a distinção

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *