-Flexibilização vem acontecendo no comércio em geral, mas a bandidagem também saiu da quarentena e está atuando…muito mais ocorrências.
-Acontece até propina da morte. Funerárias cobram para fazer enterro de morte por Covides-19. Autorizam até um rápido cerimonial, mesmo estando proibido.
-A miséria ficou escancarada em época de pandemia em vários pontos do país. Moram em barracos, geralmente em um ou dois cômodos com 5,6 filhos. Impossível seguir as medidas de contaminação e orientação.
-O lado cruel é ver roubo até de ambulâncias de UTI para depenar…furtam respiradores e demais equipamentos de emergência. Alguém deve comprar.
-Muitos municípios do Paraná vivem escassez de água dificultando o enfrentamento desse novo vírus. Não se sabe o poderá acontecer com essa ampliação desenfreada de loteamentos…
-O uso de máscara passou a ser obrigatório, mas uns desafiam a ordem ou usam de forma errada. Tá difícil…
-Urge o Brasil ter foco na indústria/tecnologia, pois tivemos que importar respiradores e até máscaras para enfrentar o novo vírus. Não podemos só crescer em produtos “in natura”.
-Para quem pensa que a corrupção acabou no Brasil… está enganado. Voltou com a pandemia ao facilitar gestores públicos na compra de respiradores, construção de Hospitais de Campanha.
-Essa pandemia virou uma Torre de Babel. É tanta informação, muitas delas desencontradas. Como somos um país continental e são os próprios estados e municípios que estabelecem suas regras por determinação STF, não se sabe o que está certo e o que está errado.
-Estamos indo…não se sabe para onde…e como será o final desse Covid-19 … Deveria ter um comando central e por enquanto deixar as pecuinhas políticas, as manifestações para outro momento.
-Como a Gripe Espanhola que infectou Mahatma Gandhi da India e o presidente dos Estados Unidos Woodrow Wilsow, no Brasil e Estados Unidos o Covid-19 não poupou o primeiro escalão do governo.
-Mais estrangeirismos invadiu o mundo nessa pandemia, senão vejamos alguns: vouchers (vale ou cheque que assegura crédito),coronavoucher (benefício do governo), home office (escritório em casa), lockdown (bloqueio), delivery (entrega à domicílio), take away (comida para levar.
-Alguns termos que explicam a pandemia: casos confirmados (pacientes que apresentam sintomas), casos suspeitos (pacientes que apresentam sintomas, coronavírus (é uma família de vírus), covid-19 (doença causada pelo novo coronavírus), pacientes assintomáticos (estão com coronavírus no corpo, não apresentam nenhum sintoma).
– Distanciamento social (medidas para reduzir o contato entre pessoas), epidemia (aumento no número de casos), calamidade pública (permite aos gestores públicos obter e gastar recurso de forma facilitada), isolamento domiciliar (para pacientes que apresentam sintomas leves), taxa de letalidade (é o número de pessoas que morrem, em média, após contrair a doença).
-Segundo pensadores a pandemia força e acelera mudanças econômicas, políticas e sociais, como nos torna mais abertos a novos estilos de vida.