# o Rio de Janeiro vive em estado de guerra com a violência em favelas dominadas pelos traficantes. Tanto é que, por iniciativa do Comitê Internacional da Cruz Vermelha, professores estão recebendo orientações de proteção em situações de guerra. Isto para enfrentar os constantes tiroteios que estão pondo em risco alunos e toda a comunidade escolar. Pode?
# A violência não se restringe ao Rio, o país está tomado pela violência. Disputa entre quadrilhas, facções pelo domínio do tráfego de drogas chega até a nossa região. Só que tem um detalhe, todas as campanhas são direcionadas para “NÃO ÀS DROGAS” e nunca “DENUNCIE OS TRAFICANTES”. Se deveria sim mudar o foco…
# No país também a insegurança prospera por fatores evidentes. Até quem devia nos dar segurança são denunciados. Resultado do desafio da policia de enfrentar bandidos, arriscando a própria vida, mal pagos e até com salários atrasados( em alguns Estados),.equipamentos ultrapassados, deteriorados, veículos sem condições de uso, armamento muito inferior aos dos bandidos.
# Aqui no Paraná não falta dinheiro para segurança, só recentemente foram compradas 1. 200 viaturas policiais pelo governo- parte já entregue. Inclusive humanizadas onde o preso não será mais algemado e posto no porta-malas; passarão a ser transportados no banco de trás.
# Mas a de se dizer que só viaturas não adianta, urge fazer um trabalho preventivo do crime e equipar a polícia com motos para terem mais agilidade e gastar menos…Também os policiais fazerem rondas à pé no centro das cidades- o que se observa são viaturas de quando em vez estacionadas em cima da calçada ou transitando pelas ruas, com quatro policiais.
# Outra observação é constatar quantidade de carros em pátios de órgãos do estado apreendidos. Estão aí há anos, sendo foco de mosquitos e bichos peçonhentos. Por quê não são feitos leilões como faz a Federal? Não precisa ir longe, aqui em Medianeira o pátio da Militar está repleto, e na Civil tem umas carcaças na calçada que passa de década.
# E por falar em carcaça de veículos, também em Medianeira muitas delas estão em lotes baldios a céu aberto e outras tantas nas calçadas passando uma imagem péssima aos munícipes e visitantes. E olha que faz tempo! Já passa de décadas.
# Sabe-se que em ruas das cidades o que não falta são “bulacos” como diz o Cebolinha. Mas dia desses nos assustamos ao passar pela marginal da BR 277 em Três Lagoas sentido Foz do Iguaçu. Um desespero, nem fazendo todo malabarismo, não se consegue desviá-los.
# Incrível! Enquanto Moro distraia o país com a condenação de Lula… a Câmara estava avaliando a denúncia contra Temer. Foi um tipo de apagão à denúncia diante da opinião pública. E os holofotes se voltaram para o poderoso Moro. Ninguém duvida das qualidades de Moro como Juiz Federal. É reconhecido mundialmente. Mas transparece imparcialidade.
# Não passou uma semana da condenação de Lula que juiz Moro determinou o bloqueamento dos seus bens, inclusive do apartamento que reside e zerou suas contas em bancos num montante de pouco mais de 600 mil reais. Só não incluiu caminhonete Ford F 100, ano 1984 por não ter valor representativo. Quem sabe Moro esteja “insinuando” de que Lula use esse veículo para voltar para Caetés- Pernambuco para não retornar a sua terra natal de pau- de- arara como chegou a São Paulo em 1952 com a família.
# Para arrematar, Moro autorizou o sequestro de 9 milhões de reais em planos da previdência privada do ex-presidente, em atendimento a um pedido do MPF. Isto para garantir o ressarcimento aos cofres públicos, caso seja confirmada sua condenação pelas instâncias superiores.
# Enquanto isso para o queridinho da justiça Joesley Batista, dono da J&F controladora da JBS, não foi preso e ainda já foi desbloqueado os R$ 800 milhões do lucro obtido com a compra de dólares às vésperas da divulgação da gravação do diálogo do empresário com o presidente Michel Temer. O valor estava bloqueado desde 30 de maio com a decisão liminar da Justiça Federal. Entende-se que todos os transgressores da lei devem ser punidos, mas todos com igualdade…
# Curiosa é a formação dos presidentes que governaram o Brasil. Um total de 35 pessoas. Uns eleitos e outros não. Deste número, 18 formados em direito (Prudente de Morais, Campos Sales, Afonso Pena, Nilo Peçanha, Venceslau Brás, Delfim Moreira, Epitácio Pessoa, Artur Bernardes, Washington Luiz, Getúlio Vargas, José Linhares, Carlos Luz, Nereu Ramos, Jânio Quadros, Ranieri Mazzilli, João Goulart, José Sarney e Michel Temer).
# O país foi também presidido por 8 militares (Deodoro da Fonseca, Hermes da Fonseca, Eurico Dutra, Castelo Branco, Costa e Silva, Emílio Médici, Ernesto Geisel e João Figueiredo), 1 médico (Juscelino Kubistchek), 1 sociólogo ( Fernando Henrique Cardoso), um engenheiro( Itamar Franco), 1 professor ( Rodrigo Alves) , 1 matemático(Floriano Peixoto) e dois não tinham formação superior (Café Filho e Luís Inácio Lula da Silva). Por coincidência, os 2 presidentes que foram cassados por impeachment são economistas (Fernando Collor e Dilma Rousseff) – e poderá ter um terceiro, desta vez advogado.
# Bem que o casamento da deputada do Paraná, filha da Vice-Governadora e do Ministro da Saúde poderia ter sido mais discreto, menos pomposo e não demonstrando tanto poder. A festa no Palácio Garibaldi que é Patrimônio Cultural de Curitiba ganhou uma estrutura metálica que mexeu com a opinião pública. Deu no que deu, até ovação (ovos+vaias) nos convidados e nos nubentes no dia que deveria ser muito especial..
PARA LER E REFLETIR
-“Não importa quão alto você esteja, a lei ainda está acima de você”. (Juiz Sérgio Moro sobre a sentença de condenação de Lula).
-“ Infelizmente foi uma ação contra o maior líder popular que tivemos na história deste país”. (Lula falando sobre sua condenação) – nada discreto.
-“As garras dos golpistas tentam rasgar a história de um herói do povo brasileiro”. (Dilma Rousseff ex-presidente em defesa de Lula).
-“ Médico tem de parar de fingir que trabalha”. (Ricardo Barros, ministro da Saúde) – sem considerar falta de estrutura, medicamentos e materiais de insumo.
-“ Hóstias completamente livres de glúten são impróprias para a celebração da Eucaristia”. (Do Vaticano que proibiu hóstias de tapioca, farinha de milho ou arroz)
-“ O presidente Temer se apoderou do chavão de Silvio Santos. Quem quer dinheiro? E acrescentou:-Quem quer cargo? Quem quer emenda? (Chargista Oliveira)
-“ Calmaria aparente só em Brasília, porque as tramas continuam em off. Enquanto isso as delações premiadas apontam a onda de crimes de colarinho branco por este país afora”. (brasileiros desolados com a classe politica e empresários desonestos) – a cada dia uma nova surpresa.