ENTRELINHAS
# Os políticos continuam os mesmos. Se lembram de quando Ulysses Guimarães tinha planos no final de década 80-época da ditadura? Ele mobilizou a liderança jovem para entrar na política. Dentre eles Suplicy, Lula ambos na casa dos 30 anos e Fernando Henrique com 40 anos. Acreditava que era preciso apostar nos mais jovens.
# E deu certo…com o fim da ditadura, dois deles se tornaram presidentes Fernando Henrique 8 anos e Lula por mais 8 anos. Desse grupo que se originou dois partidos PSDB e PT, dominaram a vida pública por quase 3 décadas. Hoje não temos lideranças na faixa dos 30,40 e olha que tem muita gente competente e com formação superior. Está em tempo de renovar em todas as esferas. É preciso começar.
# E como sempre, o PMDB foi escudo nesse período dos dois governantes e mais o de Dilma. Não deram a cara prá bater, mas ajudaram a governar, usufruíram do poder. E agora que tomaram as rédeas do País, em ato ainda não tão bem esclarecido, a decepção. O PMDB de Ulysses não merece… e nós brasileiros muito menos.
# Só que para o partido e seus aliados a alegria aos poucos foi se esvaziando com uma série de ministros deixando o governo por denúncias de corrupção pelos delatores. Outros tantos ministros permanecem no poder com rabo preso. E para fechar o cerco aconteceu o julgamento do Processo de Cassação da chapa Dilma/Temer que não deu em nada. Houve a absolvição. Processo este composto de mais de 8 mil páginas que precisou ser transportado por carrinho especial.
# Não se pode esquecer que foi o PSDB que entrou com ação pela cassação da chapa, logo após o resultado das eleições em 2014-diga-se hoje o partido é um dos principais aliados de Temer. Já houve ameaça para debandar no governo. Por enquanto é só ameaça.
# O mais intrigante é que veio num pacotaço no mesmo período do julgamento da chapa , 82 perguntas enviadas pela Polícia Federal para Temer responder. Na verdade uma sabatina, um teste do ENEM-para quem já foi professor de universidade não seria nada difícil. Ele simplesmente não respondeu.
# O interrogatório faz parte do inquérito aberto pata investigar o presidente pelos crimes de obstrução de justiça, corrupção passiva e organização criminosa- inquérito aberto após as delações de executivos da JBS na Operação Lava Jato.
# Por enquanto está se sentindo o todo poderoso com a absolvição da chapa pelo Supremo Tribunal Eleitoral. Tanto é que logo depois falou grosso em seu pronunciamento na tentativa de amenizar a denúncia protocolada contra ele no STF pelo procurador-geral da República Rodrigo Janot. Muitos estão indagando que se a chapa fosse jugada em separado teria o mesmo resultado…
# E mais, independente de partido, de torcida, já que Temer não foi tirado do poder junto com Dilma que fique até o final do mandato porque os possíveis que assumiriam presidentes da Câmara ou Senado também são delatados por corrupção- nessa direção o STF teve bom senso pensando no Brasil. Estamos num beco sem saída, por isso que Temer não pode se vangloriar…
# É salutar lembrar que com a notícia de que o serviço secreto (ABIN) bisbilhetou o ministro Edson Fachin relator da Lava Jato no STF, complicou a vida do presidente. Até a grande imprensa que transpareceu ter ajudado articular o “golpe” que derrubou Dilma como a poderosa Globo, acabou escrevendo no editorial do jornal que edita que Temer sabotou a democracia brasileira com as iniciativas recentes que seria o uso da máquina pública para destruir a empresa JBS que delatou o presidente e a espionagem contra o ministro Edson Fachin do STF. A revista Veja então… surpreendeu ao noticiar o serviço secreto da ABIN para o governo.
# Estranho que os endividados do Paraná chegou ao índice de 86%, em abril deste ano, conforme pesquisa da CNC e divulgada pelo Fecomércio: enquanto os endividados do Brasil chega a 57%. E pasmem, os endividados do nosso estado são os consumidores com maior renda.
# Se é o governo que repassa dinheiro às universidades do Paraná, nada mais justo do que exigir transparência no pagamento dos professores e funcionários, como acontece com as demais classes, ficando assim tudo transparente. Vejam, gastos salários das universidades chega passar de 98% do orçamento a elas destinado. Está existindo ainda um impasse sobre o ingresso de todas as universidades estaduais no sistema RH-Paraná-Meta4 ,por resistência de algumas universidades.
PARA LER E REFLETIR…
– “ No Brasil somos campeões em homicídios e lanterninhas em prender os culpados”. (Paulo Briguet colunista Folha de Londrina)
– “As fontes de todos os problemas são três: barra de ouro, barra de terra e barra de saia”. (Tancredo Neves ex-presidente)
– “O Brasil tem fome de ética e passa fome em consequência da falta de ética na política”. (Herbert de Souza sociólogo)
– “ O fim da corrupção sistêmica no Brasil não está garantido”. (Sérgio Moro juiz federal)
– “ O TSE não é um departamento do governo”. (Gilmar Mendes presidente o TSF)
– “ Produzir Brasília para os políticos que vocês colocaram lá, foi como criar um lindo vaso de flores para vocês usarem como pinico”.
– (Oscar Niemeyer eterno arquiteto)
– “ O castigo dos bons que não fazem política é ser governados pelos maus”. (Platão filósofo)
– “ O político brasileiro é o maior religioso do mundo, em cada obra ele leva um terço”. (Dito Popular)