ENTRELINHAS

+ Nova fase da Operação Lesa Pátria, sendo a 23ª (referente à 08/01/2023, data que a invasão dos três poderes completou um ano) cumpre 47 mandados de busca e apreensão e uma de prisão em vários estados do país. Rio Grande do Sul 13 e na maioria dos estados de 1 a 3. E será que os chefões serão identificados?

+ O STF que tem como relator o ministro Alexandre de Morais determinou a indisponibilidade de bens e valores dos investigados. A PF apura que os valores dos danos causados ao patrimônio público podem chegar a 40 milhões.

+ Segundo o ex-ministro da Defesa e ex-presidente da Câmara dos Deputados Aldo Rabelo (ex-petista que disputou ao senado pelo partido Solidariedade nas últimas eleições), chamar “baderna” de 8 de janeiro de golpe, desmoraliza a ideia do que é um golpe de Estado. É uma fantasia.

+ Foi sim um ato irresponsável e precisa de punição exemplar, afirma ele. Pelo sim…pelo não estava previsto o que aconteceu , já que por meses os manifestantes se concentraram pelo país, geralmente diante de unidades do Exército Nacional.

+ Se o país já estava dividido nas eleições comprovado pela acirrada disputa, a invasão aos três poderes em 8 de janeiro dividiu ainda mais . O jeito é cultuar a capacidade crítica e independência intelectual para saber avaliar. E nem sempre é possível…

+ O ato em defesa da democracia realizado em Brasília no primeiro aniversário da tentativa de golpe reuniu autoridades dos três poderes e parte de governadores. Foram discursos para exaltar a “Democracia Inabalada”.

+ Exposição de fotografias e vídeos do vandalismo para que a data não caia no esquecimento. Um detalhe, o presidente da Câmara Arthur Lira não compareceu alegando problemas de saúde de um parente.

+Viajar nessa virada de ano para a maioria foi um “stress”, principalmente para o litoral do Paraná e Santa Catarina tanto de carro como de ônibus. Horas e mais horas de viagem. Congestionamentos a perder de vista.

+ É que a estrutura viária data da década 60 e 70. Só para exemplificar, a BR-277 foi inaugurada em 1968(de lá prá cá alguns pequenos trechos foram duplicados como de Medianeira- Foz em 1997 pelo governo Lerner e de Medianeira-Matelândia pelo governo Richa 2013).

+ A BR-101 também fora construída durante o regime militar e duplicada no ano 2000 pelo DNIT. A 376 Curitiba- Joinville duplicada no governo de Requião (1991-1994). Mesmo assim fica aquém das necessidades…

+ Sinceramente, o que falta são alternativas para o fluxo de veículos. De Florianópolis a Curitiba de ônibus senti na pele foram 9 horas de viagem. De Curitiba à Medianeira, 12 horas. Urge solução…

+ Agora se testemunha as obras de duplicação da BR- 469 que liga Foz do Iguaçu-Cataratas numa união de esforções DNIT, Itaipu e governo do Estado. Até que enfim…essa rodovia também fora construída na década 60 durante o regime militar.

+ Se o Brasil não investir em infraestrutura nos próximos anos será inviável transitar, já que as ferrovias foram abandonadas Brasil afora e novos projetos não saem do papel a mais de 30 anos.

LER & PENSAR

# Medianeira começou o ano acelerando em recape asfáltico em muitas vias, menos entre a Rua Rio Branco, Av. João XXIII e Avenida Pedro Soccol, mais precisamente as Ruas Sergipe e Alagoas com as transversais: Rua Rio de Janeiro, Avenida Soledade, Ruas Pernambuco e Maranhão que fazem conexão com a Avenida 24 de Outubro.

# Esse meio é só tapa buraco e remendos a mais de 20 anos. E olha que tem inúmeras empresas nesse espaço que geram emprego e impostos. Entra prefeito, sai prefeito e o descaso continua…

# Incrível ainda circulam vídeos condenando vacina contra Covid! Afirmam que não são eficazes. As fakes news buscam gerar medo e dúvidas. Não se consegue interpretar que mesmo diante de tantas mortes tem ainda “pessoas tão irresponsáveis e ideológicas”…

# Se o SUS existe para atender os cidadãos por que são realizadas campanhas de arrecadação de particulares para procedimentos médicos? Questões que merecem investigação…

# Mesmo que a fiscalização seja contínua, o contrabando na fronteira segue leve e solto…até em caminhões junto com produtos agrícolas. O que é apreendido é simplesmente uma mostra…

# Dizem que falta efetivo da PRF…já foi anunciado novo concurso para breve, o último foi em 2021. Será que não está faltando estratégias de inteligência para fazer frente ao crime organizado?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *