ENTRELINHAS

# Entramos em 2018 num labirinto de incertezas, corrupção e ausência de esperança. O labirinto começa em Brasília com ênfase e se espalha pelo país. A única arma que temos é o nosso voto. Se fizermos um pacto de não votar em quem foi denunciado ou apenas indiciado, será um avanço.

# Interessante apresentação do QUINTETO QUE SACUDIU O ANO SE 2017 pela Revista Época, os quais definiram os rumos da política do mundo, do esporte e dos costumes que serão decisivos em 2018. São eles JOESLEY BATISTA-delator que quase derrubou o governo e expôs a corrupção sem limites dos políticos tradicionais: LULA- o ex-presidente resistiu até agora à Lava Jato para se tornar o principal cabo eleitoral da próxima campanha.

# TITE- o técnico da seleção devolveu o Brasil ao topo do futebol mundial às vésperas de mais uma Copa; JAIR BOLSONARO- o deputado conservador comandou o lado mais barulhento da guerra cultural que mobilizou o Brasil; DONAL TRUMP- o presidente americano implodiu as regras da política e bagunçou o equilíbrio global do poder.

# Na nossa interpretação faltou TEMER, que passaria a incluir o sexteto que sacudiu o ano- este por atrapalhadas. Só para argumentar destacamos que o presidente foi flagrado em conversa comprometedora com o maior comprador de políticos do Brasil. E mais, seu assessor de confiança ao ser monitorado pela Federal foi pego “com a boca na botija”, carregando uma mala com meio milhão de reais. Além, é claro das grandes manobras para se safar dos julgamentos.

# O fato mais aguardado neste mês de janeiro, precisamente dia 24, é o julgamento do petista Lula no processo do tríplex da Lava Jato, no qual já foi sentenciado por Sergio Moro. Agora é o TRF-4 que o julgará. Lula pode ficar impedido de disputar as eleições e ainda ser preso. Uma mobilização está sendo aguardada no Parque defronte ao Tribunal Regional de Porto Alegre em defesa do ex-presidente.

# Pode-se dizer que, só depois do julgamento de Lula que o tabuleiro político começa ser definido- mesmo assim pontilham possíveis candidatos como: Bolsonaro, Alckmin, Marina Silva, Álvaro Dias; cogita-se até o próprio Meirelles e quem sabe o apresentador Luciano Huck e o cirurgião plástico Dr. Robert Rey.

# No Paraná os pré-candidatos ao governo despontam. O primeiro a se anunciar foi Ratinho (PSD); estão na lista também o ex-senador Osmar Dias (PDT), a vice-governadora Cida Borghetti (PP), Roberto Requião (PMDB) e Enio Verri (PT), por enquanto.

# A lista  dos possíveis a Senador começa com Beto Richa (PSDB),Dalton Dallagnol (MPF), Rubens Bueno (PPS) entre outros. A deputado vai ser acirrada a disputa. Muitos deles à reeleição. Aqui no quintal de casa cogita-se a deputado Estadual o atual prefeito de Medianeira Ricardo Endrigo (PSDB) e  Claudio Dutra (PR) prefeito de São Miguel do Iguaçu, mas deve ter outros postulantes. Vamos aguardar…

# Que país é este! Imaginem tramitam 1,5 mil propostas de emendas à Constituição. Para que, em 1988, a Constituição conseguisse incluir nas 315 páginas de todos os princípios que a sociedade demandava, foram necessários 20 meses de discussão em 8 comissões e 24 subcomissões no Congresso. Na Carta Magna já foram incorporados 106 mudanças e tramitam hoje 1,5 propostas de emendas à Constituição no Congresso.

 

FRASES & FATOS

-No Diário de Santa Catarina pelo deputado Mauro Mariani sobre o PMDB, virar MDB: “Não adianta mudar só o nome da loja. Tem que mudar o dono.”

-Aviões da Argentina aterrissarão em Foz, a partir de maio, até a conclusão das obras de ampliação no Aeroporto Iguazú. O país vizinho passa por uma revolução aérea, houve um aumento de 260% nos últimos dois anos.

-Marcas de Valor de cooperativas do Paraná são apontadas em pesquisa da Datacenso: Vejam os nove nomes que vêm à mente quando os paranaenses pensam em cooperativa: Frimesa (56%), Copacol (44%), Coamo (33,3%), Cocamar (29,5%) Sicredi ( 15,3), Unimed (13,2%), Lar (11,3%) Confepar (10,5%) e Coopavel (10,1%).

-Original o cartão de Boas Festas da Sicredi enviado aos cooperados/clientes que diz: “Colhemos bons resultados em 2017 e nada mais justo do que compartilhá-los com nosso maior parceiro, você!” .E informa o crédito em Conta corrente e Conta Capital.

-Surpreendente o número de visitantes às Cataratas do Iguaçu em 2017. No Brasil 1.788.922 e pelo lado argentino 1.425.953 visitantes, o que totaliza 3.214.875 que adentraram os dois Parques Nacionais.

-O livro de Dilma Rousseff “A VIDA QUER CORAGEM” não decola nas livrarias. Mesmo em promoção poucos exemplares estão sendo vendidos. Está faltando coragem para comprá-lo ou lê-lo.

-Meio milhão de brasileiros vende comida na rua para sobreviver, aponta IBGE.

-Pela primeira vez na história de Medianeira que luzes não anunciaram o Natal em espaços públicos, o que deixou os medianeirenses e visitantes tristes, em especial as crianças. E desmotivou a população, aparecendo somente  “enfeitezinhos” aqui ou acolá.

– “O Brasil tem o 5º maior território e a 5ª maior população do planeta.  Ainda assim o país precisou se afundar na mais grave crise econômica e moral de sua história para descobrir o óbvio: somos uma potência do agronegócio internacional” afirma Ágide Meneghette, presidente da Faep.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *