Sabedoras de que juntas seriam mais fortes, um grupo de mulheres de Medianeira se organizaram ainda em 1980 e realizaram o primeiro encontro. Uma ideia que se fortificou na luta por aposentadoria da mulher agricultora, direito a salário maternidade, creches e outras tantas bandeiras como: Mulher no Sindicato, Bíblia, Saúde e Política. A luta foi árdua, exigindo mobilizações até a Capital Federal junto ao governo e classe política. As conquistas foram muitas, mas continuam atentas para suas necessidades e direitos como mulheres, mães, agricultoras e profissionais. E é nessa direção que os encontros continuam para debates, ampliação de conhecimento, troca de experiências e momento de descontração e lazer. Foi com esse intento que dia 08 de março Dia Internacional da Mulher se realizou o XXII Encontro no Auditório da UDC coordenado por Salete Zílio e equipe.
Foi uma programação atrativa que iniciou com apresentação do Coral SOS Vida, seguindo depoimentos, declamações de poemas, atividade física- recreativa e palestra “A Mulher e a Saúde Emocional” com a Dra. Cristina Arakaki de Foz do Iguaçu, culminando a confraternização.
O encontro contou com a presença do prefeito Antonio França, vice Evandro Mees, presidente da Câmara Joselito Muniz dos Santos, secretários e representante da PM, num gesto de apoio e valorização a iniciativa e liderança do Centro de Saúde Yanten, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Conselho da Mulher para a realização do evento.
Foi uma tarde motivacional, de informação e para brindar as conquistas. (Da Redação Mirtis)