Foi surpreendente a mobilização no Centro de Eventos do Rafain Palace; lá estavam os prefeitos é prefeitas eleitos não só para ouvir as palestras orientativas, como para manterem contato com toda a máquina gestora do governo que sinalizou abertura de cooperação através dos programas, financiamentos e recursos disponíveis para projetos. Evento promovido pelo governo do Estado e o Sebrae-Pr faz parte do Programa de Estudos Avançados para Líderes Públicos e foi organizado pela Casa Civil, tendo como objetivo principal apoiar os prefeitos no planejamento dos primeiros dias de administração.
Ao se pronunciar, o governador foi enfático em dizer de que a relação entre Estado e as prefeituras continuará sendo movida e inspirada pelo diálogo e pelo respeito, acima de quaisquer diferenças políticas ou partidárias. Não esqueceu de lembrar de que o Paraná também sofre os efeitos da recessão econômica, mas o Estado soube se preparar, tomou as primeiras medidas fiscais e de redução das despesas há dois anos e que foram imprescindíveis para o equilíbrio e ajuste econômico. Tanto é que também Estado recompôs a sua capacidade e é o único no País que elevou os investimentos em 2016, na comparação com o ano passado.
Para o chefe da Casa Civil do Governo do Estado Valdir Rossoni, o evento foi fundamental para formalizar parcerias com os municípios e também para debater a administração pública neste momento de crise nacional. Vitor Roberto Tioqueta, superintendente do Sebrae Paraná, disse que a maioria nos novos prefeitos não tem muito conhecimento sobre a estrutura do Estado e os programas oferecidos para auxiliar as administrações municipais foram importantes. “A proposta é que iniciem a nova gestão com instrumentos que lhes facilitem a vida” argumentou. O Encontro foi considerado positivo, esclarecedor e produtivo por todos os participantes. (Da Redação Mirtis/Assessoria).