Não podíamos nem imaginar que no Centro Cultural Gilberto Mayer, em anexo ao Teatro Cascavel, encontraríamos o atrativo Museu Histórico Celso Formighieri Sperança que não deixa de ser uma biografia do município para tornar público toda uma trajetória da colonização através de fotografias, documentos, objetos- verdadeiras relíquias que ajudaram traçar, impulsionar e transformar a Cascavel que é hoje. No museu à disposição dos visitantes centenas de peças que servem para pesquisa e enriquecimento cultural.
Ficamos surpresos com o museu que se complementa no entorno com Feira de Artesanato/Produtos conhecida como “Feirinha” onde se se visualiza também um estande cultural “Feira de Letras” expondo livros/revistas de escritores/jornalistas de Cascavel e Região; lançamento de novas obras- trabalho este coordenado por Regina Sperança pesquisadora e escritora, filha do fundador do Museu Histórico Celso Formighieri Sperança . Em paralelo, recentemente, escritores/jornalistas são convidados para produzir um texto de 20 linhas com cerca de 70 toques usando a saudosa máquina de escrever que Jairo do Pitoco batizou de “matraquear” relembrando as redações da mídia impressa, antes da tecnologia.
Nessa “Feira de Letras”, Domingo de Páscoa aconteceu o lançamento do livro EGITO ANTIGO, Uma História Sem Fim de autoria do jovem escritor e palestrante Algacir Santos Júnior de apenas 19 anos. Ele aprendeu a ler aos 2 anos, aos 5 começou a ler a história do Antigo Egito, aos 11 ministrou a primeira palestra, aos 14 anos lançou seu primeiro livro. É admirável o domínio com as letras e arte de falar em público.
Lá nos encontramos com várias personalidades prefeito Leonaldo Paranhos, empresários Volnei Mecabo e Sérgio Bolsi, secretário de Cultura Júlio César Fernandes e em especial Jairo Eduardo do Pitoco, cronista nas rádios Colméia e T. Interaja, colunista do Jornal Mensageiro e diga-se nosso colega da primeira turma do curso de jornalismo da Univel.
Foi uma manhã agradável e cultural e que pode servir de exemplo a outros municípios para valorizar quem somos e temos, além de despertar visitações. Selecionamos algumas imagens da visitação ao Museu e Feira para o internauta conferir. (Da Redação Mirtis)