O Chefe do Estado-Maior da Polícia Militar do Paraná, coronel Vanderley Rothenburg, e o Comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Gerson Gross, fizeram uma visita técnica à PM de Minas Gerais, nesta terça-feira (02/02). A comitiva do Paraná, composta também por outros oficiais, de planejamento, de projetos e de tecnologia, reuniu-se na sede do Comando-Geral em Belo Horizonte, em Minas Gerais, com o Comando da PM daquele estado.
A visita técnica tem como objetivo entender como é o processo de implementação do planejamento estratégico da Polícia Militar de Minas Gerais, uma referência neste assunto. Os oficiais participaram de apresentações e palestras sobre as estruturas do Sistema de Gestão Estratégica da PMMG, incluindo seus sistemas de monitoramento e avaliação, captação de recursos para projetos estratégicos, gestão do desempenho administrativo e operacional, entre outros.
De acordo com o coronel Rothenburg, a Polícia Militar de Minas Gerais é referência no planejamento estratégico e já estão na quinta versão do plano deles. “Vamos fazer, pela primeira vez na história, a entrega e a apresentação, ao nosso Comando-Geral, do plano estratégico da Polícia Militar do Paraná, que deve nortear a instituição pelos próximos 15 anos. Para isso, viemos visitar e captar informações que serão importantes para nós nesse momento”, explicou.
“A troca de experiências na evolução e no aprimoramento do planejamento estratégico deles ao longo da história é muito importante para o nosso aprendizado, para o nosso aprimoramento e para não passarmos por situações que para eles não deram certo”, completou o coronel Rothenburg. Ainda segundo o coronel, o plano da PM do Paraná foi construído em alinhamento com as instâncias superiores.
O coronel Gross, que acompanhou o coronel Rothenburg, e faz parte da comissão que está elaborando o plano estratégico da Polícia Militar do Paraná, contou que as metas e objetivos do Corpo de Bombeiros também estão no planejamento. “Com essa visita técnica nós vimos a importância na mudança de algumas estruturas, como a possível criação de assessoria de planejamento estratégico, voltada à busca de resultados com definição de metas, prazos e entregas de curto prazo, visando mudar o estilo administrativo”, relatou.
O coronel Gross acrescentou ainda que a equipe está no caminho certo. “Por exemplo na busca por recursos alternativos, por emendas parlamentares, financiamento de outros bancos, parcerias com empresas privadas, entre outros.”
A comitiva de oficiais da PMPR foi recebida pelo Comandante Geral da PMMG, coronel Rodrigo Sousa Rodrigues, pelo Comandante do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, Coronel Edgard Estevo da Silva, e pelo Alto-comando de ambas corporações daquele estado.
Além do coronel Rothenburg e do coronel Gross, também participaram da visita técnica o major Damião Enéias de Melo dos Santos, o capitão Eduil Nascimento Junior, o capitão João Cláudio Schena e o tenente Daniel Alexandre da Silva. (Assessoria)
*Colaboração do Major Damião de Melo dos Santos