BIOCONSTRUÇÃO ALTERNATIVA ECOLÓGICA COMEÇA EM MEDIANEIRA

Casa modelo alternativo em construção no Bairro Condá de Medianeira, onde se comprova que a sustentabilidade está presente desde concepção à conclusão da obra. Sob a responsabilidade do Engenheiro Civil Marcelo Pavan, originário de São Paulo (graduado na UNESP), com experiência na técnica, torna realidade o experimento por ter acompanhado construções no interior de Goiás e Minas Gerais. Lá, segundo o engenheiro, é realidade há muito tempo pela sustentabilidade e redução de 30% a 40% do custo em comparativo à construção tradicional.

A edificação se utiliza de materiais que reduz o impacto ambiental como o tijolo adobe feito com a própria massa da terra escavada do terreno, moldado numa forma e deixado secar ao sol. Depois de seco, o tijolo é usado para erguer as paredes. O assentamento é feito com a mesma massa usada para os tijolos. O que torna a construção orgânica, mais barata, sustentável, proporcionando conforto térmico e acústico.

O engenheiro Marcelo que é apaixonado pela técnica, complementa a obra com reaproveitamento, garimpando portas, janelas e acabamentos que são descartados em demolição de construções. Informa que não importa o tamanho da casa, desde a mais simples a mais luxuosa; a característica fundamental é a mesma: uso de materiais do local, diminuindo gastos com fabricação e transporte. Outro ponto importante é adaptar o sistema natural de tratamento de esgoto onde não tem rede para esse fim, como no Bairro Condá.  

Em obras, com a mesma técnica, um espaço para hospedagem no Espigão do Norte (local turístico de Medianeira para Voo Livre). Em Itaipulândia como engenheiro da prefeitura aplica seus conceitos de mínimo impacto ambiental em projetos de tratamento de água e esgoto, estendendo parcerias com a Itaipu.

Essa técnica de BIOCONSTRUÇÃO que remonta centenas de anos, na modernidade surge como alternativa de sustentabilidade e nos leva a refletir que existem outras formas de desenvolvimento com o mínimo impacto ambiental. (Da Redação Mirtis)

Casa sendo construída com tijolos adobe no Bairro Condá

Engenheiro Marcelo Pavan responsável pela obra

Os tijolos adobe depois de moldados secam ao sol

A mesma massa dos tijolos para erguer as paredes

2 comentários em: “BIOCONSTRUÇÃO ALTERNATIVA ECOLÓGICA COMEÇA EM MEDIANEIRA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *