A Avenida 24 de Outubro que margeia a BR-277 tem esse nome numa reverência ao DIA DE FUNDAÇÃO DE MEDIANEIRA, ocorrido em 24 de outubro de 1951. Inicialmente fora construída a República (referência hoje imediações do Hotel Passarela) para abrigar as famílias que aqui chegavam para desbravar a mata e plantar sonhos. No decorrer dos anos, outras tantas famílias, trabalhadores e empreendedores se somaram transformando Medianeira da atualidade, que chega aos 62 anos de emancipação esplendorosa com muitos ajustes ainda para se tornar um polo.
Na época, foi possível construir a República às margens da BR-35 (hoje BR-277 inaugurada em 1968) pela união de esforços e instalação de carpintaria, ferraria e serraria; seguindo-se posto de combustíveis, mecânicas, cerâmicas e tantas outras empresas. Na atualidade é uma vitrine de investimentos comercial, industrial e de prestação de serviços. Até de marcas que levam o nome de Medianeira para o país e para o mundo.
Para se tornar um centro urbano moderno e com mobilidade adequada ao seu crescimento, urge a modernização da Avenida 24 de Outubro, anel viário para desafogar o Viaduto Hugo Heinzmann que interliga as Avenidas 24 de Outubro dentre outras tantas melhorias, como também um portal indicativo da cidade.
Nesse dia 24 de outubro, os moradores dessa avenida, como todos os medianeirenses, comemoram os 71 anos da FUNDAÇÃO DE MEDIANEIRA. (Da Redação Mirtis)
Confraternização entre as famílias para comemorar o término da construção da República em apenas 14 dias