No Centro Popular de Cultura (CPC) de Medianeira foi realizada audiência pública, dia 12 de abril, com a presença de autoridades e interessados do setor para debater a situação recorrente de quedas de energia e oscilações na rede que causam prejuízos intransponíveis a produtores da Região Oeste do Paraná- região que se notabiliza por ser a principal região produtora de peixes de cultivo, e por ser uma potência na avicultura e suinocultura, além da pecuária de leite e que alcança o maior índice de insatisfação do estado em relação à energia.
A comprovação foi demonstrada numa pesquisa encomendada pela FAEP/SENAR-PR realizada pelo Instituto Paraná Pesquisa que os produtores estão muito insatisfeitos com os serviços da Copel. Exatos 85% dos entrevistados não estão satisfeitos com a instabilidade no fornecimento. E mais da metade dos produtores rurais enfrentaram mais de uma dezena de apagões ao longo do último ano, o que causou prejuízos nos equipamentos e perda de produção. Outro fator apontado foi na demora no restabelecimento de energia pós as quedas, o que força muitos produtores a utilizarem geradores de elevado custo. Essa pesquisa foi reforçada no evento pelas autoridades que compuseram a mesa de honra e pelos depoimentos dos presentes.
O que presenciamos foi uma indignação total que acende um alerta a Copel para que dinamize um plano de ação para amenizar os prejuízos de quem produz e dos demais setores da economia, em tempo de avanços tecnológicos. Pelo exposto, há necessidade de um programa de estado com vistas também para absorção da energia solar e biogás, pois hoje os transformadores não estão suportando.
Ficou claro de que esse gargalo de energia elétrica não é de hoje, faltou investimentos no decorrer de governos. Concluído que o ideal é fazer pressão unindo representações dessa demanda, Copel e poder público para avançar também no Paraná Trifásico.
Encontro esse liderado pelo presidente da Comissão de Minas e Energia e Água da ALEP deputado Luis Corti em parceria com a Caciopar representada pelo presidente Dr. Lucas Ghellere; AMOP com os prefeitos Antonio França (Medianeira-anfitriã do evento), prefeita Cleide Prates de Itaipulândia e prefeito de Santa Helena Evandro Grade; Elias Zideck vice-presidente do POD; presidentes de Sindicatos Rurais de Medianeira Ivonir Lodi e de Palotina Edmilson Zabott- os quais foram pontuais em apontar os problemas que a energia causa aos produtores, além de outras representações como da Copel. (Da Redação Mirtis /Fotos Mateus De Lai)