Pegando o gancho da matéria do jornal Mensageiro de (23.04) sob o título “USO CORRETO DA BANDEIRA NACIONAL”, percorremos alguns locais estratégicos e observamos que nem todas as repartições públicas hasteiam a Bandeira Nacional em Medianeira. Para ilustrar essa observação fotografamos somente os mastros com as respectivas bandeiras dos três poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, não só a nacional, como a estadual e municipal, pois geralmente sempre são hasteadas juntas.
As fotos comunicam por si. Nosso objetivo é fazer um alerta porque nem todos cumprem o Decreto nº 70.274 de 9 de março de 1972 que a Bandeira Nacional deve ser hasteada diariamente em todas as repartições públicas. Apesar de não haver horário determinado para seu hasteamento, o decreto diz que isso é normalmente feito 8hs, o arriamento também fica a critério da instituição, mas é sugerido que seja às 18hs. Caso se opte por arriar a Bandeira diariamente depois do pôr-do-sol ou apenas uma vez por mês, por exemplo, ela deve estar devidamente iluminada à noite. A Bandeira Nacional não pode ser hasteada em mau estado de conservação e deduze-se que deve valer para as demais bandeiras como a Estadual e Municipal.
CURIOSO- Imaginem o designer gráfico Hans Donner (criador da logo da Globo e que já esteve em Medianeira em 2005 no aniversário do município) sugeriu no Fórum do Amanhã a modernização da Bandeira Nacional- tons degradê, efeitos 3D, e a palavra “Amor” antes do lema “Ordem e Progresso” com a faixa apontando para cima para dar “poder” ao povo. Ele pretende levar o projeto ao Congresso para implementação. (Da Redação Mirtis)