Quem assistiu a exibição cultural dos projetos Dançart e Musicalização no CPC Arandurá de Medianeira, na noite de 04 de dezembro, se emocionou pela beleza do espetáculo e a transformação das crianças e adolescentes. Resultado da descentralização de oficinas em bairros carentes pela Administração Municipal, por meio da secretaria de Assistência Social com a titular Delcir Berta Aléssio e dinamizado pelo Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) sob coordenação de Rosane Giaretta do Prado, com apoio do Clube Soroptimista de Medianeira presidido por Lourdes Brunhera Bogoni e Sicredi Vanguarda representada por Regina Luqui- todas presenciais. Valorizou o evento também o presidente da Câmara Sebastião Antonio.
O tom de abertura deu-se por alunos do recente Projeto Musicalização, sob a maestria do professor Lairton Massarollo que até arriscou a música Tocando em Frente de Renato Teixeira fazendo dupla com um aluno. Em seguida, o esperado espetáculo Quebra-Nozes encenado pelas alunas do Projeto Dançart que teve inspiração na obra de um conto infantil de Natal de E.T.A. Hoffmann contendo uma das músicas de Tchaikowsky. Ballet dividido em dois atos e várias encenações, num misto de danças e teatrinho de bonecas- uma história rica em detalhes, envolvente, que une fantasia e magia, a qual foi adaptada e coreografada pela professora bailarina Francieli Lini e figurino estilizado pela sua mãe Glorinha Lini. Cerimonial da noite muito bem conduzido por Cheile Cátia.
Os projetos atendem mais de 100 alunos (crianças e adolescentes) em situação de risco e vulnerabilidade social elevando assim a autoestima e semeando sonhos, só possível também pelo envolvimento dos bairros que disponibilizaram espaços, como na Pedreira na Comunidade Católica e no Jardim Panorâmico no Salão Comunitário.
Ao presenciar esse espetáculo fica a certeza do poder da educação e cultura que não só transforma o mundo, como muda as pessoas. (Da Redação Mirtis)