AMOP RECONHECE A FORÇA DAS COOPERATIVAS

Presidentes de seis cooperativas agropecuárias do Oeste foram condecorados com título de Cidadão Honorário, em reconhecimento às estratégias de desenvolvimento econômico e social para Região Oeste

A Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (AMOP), presidida pelo prefeito de Matelândia Rineu Menoncin (Teixeirinha) liderou o ato festivo em 10 de novembro na sede social do Tuiuti Esporte Clube, ao condecorar  os presidentes de cooperativas com título de Cidadão Honorário: Irineu da Costa Rodrigues da Lar de Medianeira, Valter Vanzela da Frimesa de Medianeira, Alfredo Lag da C.Vale de Palotina, Dilvo Grolli da Coopavel de Cascavel, Ricardo Chapla da Copagril de Marechal Cândido Rondon e Valter Pitol da Copacol

Juntas, as seis cooperativas faturam mais de R$ 20 bilhões/ano e geram cerca de 120 mil empregos diretos. Resultado de darem um salto na cadeia produtiva e na agroindustrialização, passando a ser referência no país e no mundo. Seus produtos in natura e  industrializados estão presentes no mercado interno em 27 estados e externo em 70 países. As cooperativas são decisivas para o equilíbrio da balança comercial brasileira por ser o agronegócio responsável em média por 40% da receita.( Da Redação Mirtis/Assessoria)

DOIS PRESIDENTES HOMENAGEADOS SÃO DE MEDIANEIRA:

Irineu da Costa Rodrigues natural de Canguçu (RS), ao se formar engenheiro agrônomo veio para o Paraná (Matelândia) para trabalhar na Acarpa (Emater). Como produtor, se associou à  Cotrefal,  hoje Lar e logo percebeu a importância do cooperativismo, tanto é que, em 1991 foi eleito presidente. Com visão de empreendedor, tornou a cooperativa mais ágil, profissional, diversificada e com resultados, contribuindo para  impulsionar Região Oeste.

Valter Vanzela é presidente da Frimesa Cooperativa Central desde 1997, ingressando na empresa em 1985 como diretor secretário. Sua dedicação, liderança e visão de futuro nos mais de 32 anos à frente de desenvolvimento cooperativista do Oeste paranaense, dinamizou ações, juntamente com demais lideranças para transformar o sonho da agroindustrialização em realidade em realidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *