O Livro “Cartas que Choram” foi lançado na Sessão da Câmara de Vereadores no dia 12 de julho de 2021
A Administração Municipal de Missal, representada pelo Prefeito Adilto Luis Ferrari e pela Secretária de Educação Cultura e Esporte, Clarice Maria Grings Friedrich, recebeu o livro “Cartas que Choram” de autoria do professor Ciro Damke, que fez o lançamento do mesmo na 24ª sessão ordinária da Câmara de Vereadores no dia 12 de julho de 2021.
Ciro explanou aos presentes que optou por fazer o lançamento em Missal, pois, foi a cidade onde atuou como professor, diretor do Antigo Ginásio Anchieta e o CEPEM (Colégio Estadual Pe Eduardo Michelis). Atualmente ele reside em Missal. Ao relatar sobre o livro “Cartas que Choram”, Ciro alerta. “Há passagens muito tristes, muito cruéis, mas realistas”.
A obra é dividida em 03 partes. A primeira basicamente relata sobre as famílias Damke e Rauber. A segunda, parte central, são as cartas da Mãe Erica, como Ciro se refere a sua própria mãe, e demais familiares. E por fim, o livro inclui textos secundários sobre essa mulher e outros familiares.
“As cartas são a parte mais importante do livro”, comentou o autor ao usar a tribuna na Câmara. Segundo Ciro, são 14 cartas da Mãe Erica, desde o tempo de solteira até casada e mãe de 03 filhos. As demais foram escritas por seus pais, por seu esposo Aloísio e outros familiares. Estas últimas 16 cartas foram escritas justamente após a morte de Erica, que ocorreu aos 28 anos de idade.
O professor, autor do livro, acrescentou que o objetivo é mostrar como era a vida naquele tempo, de 1941 a 1948, visivelmente muito diferente do que é hoje. “Não é intenção reabrir antigas feridas de dor e saudade, que em partes o tempo cicatrizou, mas honrar e perpetuar a memória da mãe”, justificou. (Assessoria)